Buscar no Cruzeiro

Buscar

Municipal recebe homenagem a Ivone Lara

07 de Dezembro de 2019 às 00:01

Municipal recebe homenagem a Ivone Lara Alesandro Penezzi é uma das principais referências do violão brasileiro na atualidade. Crédito da foto: Fernanda Correia / Divulgação

Dois destacados nomes da música popular brasileira, a cantora Fabiana Cozza e o violonista Alesandro Penezzi sobem neste sábado (7), às 20h30, ao palco do Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) para o concerto de encerramento 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira -- Metso Cultural, que tem entrada gratuita.

Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista).

Acompanhada pelo instrumentista, que é uma das principais referências do violão brasileiro na atualidade, a cantora interpretará músicas de seu novo CD intitulado “Canto da noite na boca do vento”, com repertório todo dedicado à sambista Dona Ivone Lara e seus parceiros.

O álbum foi produzido pela gravadora Biscoito Fino e, além de Penezzi, contou com as participações especiais da cantora Maria Bethânia, que faz dueto com Fabiana em “Alguém me avisou”, grande sucesso de Dona Ivone, gravado por Bethânia em 1980. O cantor Péricles é o convidado na gravação de “Adeus timidez”.

No repertório, Fabiana Cozza deu voz à obra de Ivone Lara e seus principais parceiros como Delcio Carvalho, Nei Lopes, Arlindo Cruz, Paulo César Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho, Mano Décio da Viola, Fuleiro, Tio Hélio, Silas de Oliveira e Bacalhau. A única canção inédita do trabalho, intitulada “A dama dourada”, foi um pedido de Fabiana ao jovem compositor Vidal Assis, que dividiu a parceria (letra) com Hermínio Bello de Carvalho, e que assina a apresentação do trabalho.

Municipal recebe homenagem a Ivone Lara Fabiana Cozza Interpretará músicas de seu novo CD intitulado “Canto da noite na boca do vento”. Crédito da foto: Divulgação

O disco-homenagem foi lançado em meados deste ano, um ano depois de Fabiana ter renunciado ao papel de Dona Ivone no musical “Dona Ivone Lara um sorriso negro”, que contaria sua história, depois de ler comentários seguidos de ofensas nas redes sociais julgando-a não ser “preta o suficiente” ou “branca demais” para representar a sambista no palco. A indicação de Fabiana para o papel do espetáculo foi da própria família da compositora homenageada.

“Renuncio por ter dormido negra numa terça-feira e numa quarta, após o anúncio do meu nome como protagonista do musical, acordar ‘branca’ aos olhos de tantos irmãos [...] Renuncio porque, como escreveu meu amado amigo Chico Cesar, ‘alma não tem cor’. E a gente chega lá”, escreveu Fabiana Cozza, em uma emocionante carta publicada na sua página de Facebook.

Há 14 anos, o Projeto Metso Cultural apresenta gratuitamente na cidade de Sorocaba, através da lei de incentivo, artistas da música popular, instrumental e jazz. Em 2019, a 13ª temporada ofereceu oito shows TMTV e três atividades pedagógicas gratuitas. O projeto tem patrocínio exclusivo da empresa Metso e apoio da Unimed Sorocaba. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos