Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mulheres guerreiras são tema da Império do Parque das Águas

22 de Fevereiro de 2019 às 08:00

Mulheres guerreiras são tema da Império Durante o Carnaval de 2015, integrantes da Império do Parque das Águas levaram o brilho para a avenida. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (16/2/2015)

A Império do Parque das Águas levará para a avenida no Carnaval deste ano uma imersão na história da África Ocidental com o samba-enredo “Mulheres guerreiras, negras raízes: um grito de liberdade”. Com pelo menos 150 integrantes, em oito alas e dois carros alegóricos, a escola de samba fundada no Jardim Abaeté abordará o regimento militar Mino, que era formado apenas por mulheres e foi responsável por defender o Reino do Daomé, atual Benin, perdendo um única batalha, diante do poderio do exército francês, no final do século 19.

[irp posts="77107" ]

 

Mulheres guerreiras são tema da Império Integrantes da bateria se preparam para o desfile em ensaios no Parque das Águas - Foto: Reprodução / Facebook

De acordo com o carnavalesco Hamilton de Paula, além de resgatar essa história de resistência, o desfile renderá homenagem à liderança e ao espírito guerreiro das mulheres. “Esse conceito de empoderamento, que se tem falado bastante hoje em dia, vem desde a antiguidade. Na verdade, desde sempre as mulheres lutam, lideraram e protegem. Então, tem uma pesquisa histórica, mas também propõe essa reflexão da contemporaneidade”, defende.

Carnavalesco da escola de samba Tradição de Ouro, campeã do último campeonato realizado em Santo André, em 2017, Hamilton de Paula trabalha no Carnaval há 28 anos e comanda no ABC Paulista um ateliê de fantasias carnavalescas luxuosas especialmente para destaques e rainhas de bateria. O profissional foi “importado” há um mês pela diretoria do Império do Parque das Águas para o Carnaval, com o objetivo de reconquistar o orgulho e o entusiasmo da comunidade do Jardim Abaeté. A escola, principalmente por falta de recursos financeiros, nunca chegou a disputar as primeiras colocações. “Estou trabalhando 24 horas. A comunidade merece trabalho digno e eu vim para fazer isso”, destaca Hamilton.

 

Aliás, neste ano a agremiação carnavalesca está sob nova direção e, curiosamente, a quase 30 quilômetros de distância do Parque das Águas. O atual presidente, Cléber Dantas, mora em Iperó, e sua casa tem sido o barracão, tomado por fantasias e alegorias que estão sendo confeccionadas. “Como temos pouco tempo, estou criando em cima de peças que já existem, reaproveitando os materiais. É totalmente diferente de criar no zero, mas tem sido um aprendizado para mim”, afirma Hamilton.

Mulheres guerreiras são tema da Império Muitas vezes sem recursos financeiros, a escola aposta na criatividade. Na foto, destaque do desfile de 2012 - Foto: Erick Pinheiro (19/2/2012)

Apesar de sua motivação, o cenário encontrado é de “grande dificuldade”, afirma Hamilton, já que a nova diretoria assumiu a escola sem herdar praticamente nenhuma peça do inventário de fantasias. “Queria odiar o Carnaval para não ter que mexer com isso. Mas como a gente ama, não tem jeito”, brinca, destacando que, apesar das condições adversas, mantém viva a disposição, inspirada na história das guerreiras do Reino do Daomé contada no samba-enredo. 

Império do Parque das Águas

Tema - “Mulheres guerreiras, negras raízes: um grito de liberdade”

Compositor - Ozieni Furtado e Cléber Dantas

Intérprete - Cléber Dantas

Número de integrantes - 150

Alas - 8

Galeria

Confira a galeria de fotos