Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mosteiro de São Bento será cenário de Cantata de Natal

10 de Dezembro de 2019 às 21:56

Mosteiro de São Bento será cenário de Cantata de Natal As apresentações acontecerão em frente ao prédio histórico, no Centro. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (5/11/2019)

Patrimônio histórico mais antigo de Sorocaba, o prédio do Mosteiro de São Bento será cenário da Cantata de Natal -- 2019 que começa nesta quinta-feira (12), às 20h30, com entrada gratuita. A temporada prevê um total de sete apresentações, também na sexta e sábado (dias 13 e 14) e 18, 19, 20 e 21, sempre no mesmo horário.

Nesta edição, a Cantata de Natal de Sorocaba tem o patrocínio da Sorocaba Refrescos e da empresa Bericac, por meio de incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura.

O tema será “Makini -- um conto de Natal”, espetáculo conduzido em forma de contação de história, voltado especialmente para crianças. Trata-se da história da menina Lenoca que não encontra Makini, sua boneca preferida, para comemorar o Natal.

Em busca da boneca, Lenoca viaja por locais bem curiosos e terras desconhecidas, até encontrar Makini num lugar bastante inusitado. Nesta jornada, Lenoca será acompanhada pelo coral infantil que entoará músicas referentes a cada local da busca pela boneca celebrando a chegada do Natal.

O coral é composto por 40 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, de vários bairros da cidade. De acordo com Lúcio Martini, diretor artístico que também responde pela regência do coral, os ensaios começaram em junho para o desenvolvimento das 13 músicas que estão no repertório.

As crianças tiveram aulas sobre saúde vocal, técnicas de respiração, afinação e ritmos, além de expressão corporal, postura e flexibilidade para as coreografias. “Muitas crianças inscritas no coral este ano participam pela primeira vez do espetáculo, mas grande parte já participou das Cantatas de Natal de 2017 e de 2018, pois vêem no projeto uma forma do desenvolvimento e enriquecimento cultural e artístico”, afirma.

A cantata tem direção executiva de Fábio Ferraz, direção musical da pianista Luciane Nagy Cação e a coreografia da atriz e dançarina Telma Tessilla, que interpretará a protagonista Lenoca.

Novo palco

Considerado o maior espetáculo cênico musical natalino da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a cantata ocorre pela primeira vez no novo palco, especialmente montado em frente ao prédio do Mosteiro de São Bento.

A produção do espetáculo disponibilizará cadeiras no Largo São Bento para acomodação do público, em especial pessoas idosas, gestantes, com deficiências ou mobilidade reduzida. Pensando na inclusão de pessoas com deficiência auditiva, no sábado, dia 14, haverá uma apresentação especial com tradução Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Retomada em 2017 em palcos montados no centro da cidade, depois de uma longa temporada de 2007 a 2012 na Estação Ferroviária de Sorocaba, e de 2009 a 2013 no próprio prédio do Mosteiro de São Bento, a Cantata de Natal tem como principal objetivo a celebração natalina num espetáculo de luzes, cores e música.

A edição deste ano é a 15ª produzida a Ferratini Produções Culturais na região, que já mobilizou cerca de 700 pessoas, em grupos de coral infantil, teatro e dança. “Com isso, a Cantata de Natal, mais do que um espetáculo, é um projeto de formação cultural e artística para crianças, jovens e adultos da cidade, revelando talentos para as artes”, assinala Lúcio Martini. (Da Redação)