Buscar no Cruzeiro

Buscar

Monólogos retratam histórias femininas em 'Faces de uma mulher'

26 de Outubro de 2018 às 08:02

Monólogos retratam histórias femininas Foram realizados 12 encontros com mulheres, em três regiões diferentes da cidade, cujos relatos resultaram no espetáculo - Foto: Divulgação

Depoimentos comoventes, dramáticos e surpreendentes revelados em rodas de conversas com mulheres são levados ao palco no espetáculo teatral “Faces de uma mulher” que estreia nesta sexta-feira (26) em Sorocaba. A peça foi produzida com fomento da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) por meio de projeto aprovado no edital de 2017.

Com dramaturgia e direção de Marcelo Nascimento, a peça tem no elenco com Matilde Santos, Ana Duarte, Maiara Donna e Ivone Delgado. O espetáculo conta, ainda, com música ao vivo interpretada pelo cantor e violonista Luã Duarte. Completam a ficha técnica Antônio Carlos da Silva (designer e operador de luz), Roberto Proença (designer gráfico) Romilda Queiroz (figurinista e costureira).

[irp posts="34186" name="'A casa de Bernarda Alba' inicia temporada no Sesi Sorocaba"]

 

Além de Ivone, estreante nos palcos que declamará poemas de sua autoria, a montagem consiste na sequência quatro monólogos -- dois deles interpretados Matilde Santos --, cuja dramaturgia de Marcelo Nascimento é baseado em acontecimentos reais, relatados durante rodas de conversa que marcaram a primeira fase de produção e pesquisa do espetáculo.

Os bate-papos, comenta o diretor, envolveram dezenas de mulheres e foram realizados ao longo de doze encontros em três regiões de Sorocaba: no Centro, no Teatro Escola Mario Persico; no Jardim Piazza de Roma, na sede da associação de moradores do bairro; e no Jardim Maria Eugênia, no Espaço Du Artes. “Não houve critério de seleção para a participação dessas rodas, todas eram bem-vindas”, diz Nascimento, destacando que, desta forma, foram coletados dezenas de depoimentos sobre as dificuldades e superações enfrentadas diariamente pelas mulheres. Muitas dessas mulheres, pontua o dramaturgo, revelaram pela primeira vez alguns episódios de suas vidas e, sem julgamentos, receberam solidariedade das demais participantes. “Foi uma espécie de terapia em grupo”, resume Matilde, que também foi a proponente do projeto contemplado pela Linc.

Monólogos retratam histórias femininas Marcelo Nascimento dirige o espetáculo e Matilde Santos interpreta dois dos monólogos - Foto: Erick Pinheiro

Texto final

Além de conduzir a roda de conversa, o diretor convidado e as atrizes envolvidas no projeto registraram todas as histórias que, depois, tiveram seus fragmentos mais curiosos e potentes selecionados e alinhavados no texto final. Também antes do espetáculo, a segunda fase do projeto consistiu em oficinas de expressão teatral para mulheres ministradas pelas atrizes do grupo. “Ao final tivemos uma que mergulhou totalmente no que era proposto e se tornou a quarta atriz, a professora e poetisa Ivone Delgado”, destaca Nascimento.

Os monólogos consistem no enredamento de histórias reais que retratam a realidade feminina por meio de diferentes assuntos enquadramentos, como o amor e a sexualidade, a relação com o corpo, a independência financeira e a violência doméstica. “Além de falar sobre o universo feminino é uma peça feminista, porque valoriza a afirmação da mulher na luta diária por uma sociedade mais igual”, diz Matilde, atriz experiente que já apresentou o monólogo “Dama enjaulada”, dirigido por Carlos Roberto Mantovani e atualmente faz parte da Cia. Clássica de Repertório.

[irp posts="34075" name="Animação brasileira 'Tito e os Pássaros' é pré-indicada ao Oscar"]

 

Marcelo Nascimento reconhece que, inconscientemente, “Faces de uma mulher” dialoga com o filme “Jogo de cena” (2006), do documentarista Eduardo Coutinho, que também conta apenas com a presença de mulheres. No longa, as participantes foram selecionadas com base em um anúncio de jornal que convidava as mulheres a contar suas histórias de vida para a equipe de um documentário. Atendendo a esse anúncio, 83 mulheres narram em estúdio os momentos mais significativos de suas trajetórias, em geral marcados por separações, interrupções e abandonos. “Agora que você falou eu concordo. Mas, durante o processo, não pensei nisso”, diz.

Embora, em última análise, a dramaturgia da peça consista em uma narrativa ficcional, os fragmentos baseados em histórias reais impõem maiores responsabilidades às atrizes, considera Matilde. “A responsabilidade aumenta porque tem muitas mulheres por trás que são donas da história”, complementa a atriz.

Além das apresentações desta semana, “Faces de uma mulher” será encenado no Teatro Escola Mário Pérsico nos dias 16 e 18 de novembro. Até o final do ano, o espetáculo deverá itinerar por escolas estaduais, para alunos do ensino médio. Também estão previstas apresentações em espaço público, no Jardim Piazza de Roma.

Serviço

“Faces de uma mulher”

Sexta (26), sábado (27) e domingo (28), 20h

Espaço Du-Arts (rua Antônio São Leandro ,76 no Jardim Maria Eugênia)

Entrada gratuita

Galeria

Confira a galeria de fotos