Buscar no Cruzeiro

Buscar

MEFS e Casa de Aluísio de Almeida reabrirão na segunda

14 de Outubro de 2020 às 00:01

MEFS e Casa de Aluísio de Almeida reabrirão na segunda Os espaços vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Crédito da foto: Divulgação

A Secretaria da Cultura (Secult) vai reabrir o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e a Casa de Aluísio de Almeida a partir da próxima segunda-feira (19). Os espaços vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e o visitante deve fazer um agendamento prévio. A informação foi divulgada ontem pela Secult.

Esses espaços passaram por um processo de limpeza intensificado, visando respeitar as medidas sanitárias necessárias para proteger os servidores e visitantes da Covid-19. A reabertura respeita as regras de segurança da Instrução Normativa nº 02 publicada na edição de 29 de setembro de 2020 do Jornal do Município.

Agendamento

Para evitar aglomerações no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, será necessário que o visitante realize um agendamento pelo link https://bit.ly/312BO6i. Cada pessoa poderá permanecer no espaço por no máximo duas horas e só poderá carregar consigo objetos pessoais como telefone celular, câmera fotográfica (sem o uso do flash), carteira e bolsa de pequeno porte.

Já quem for visitar os espaços com o intuito de realizar pesquisas acadêmicas, deverá agendar a visita pelo formulário: https://bit.ly/2IsFZ5d (Museu da Estrada de Ferro Sorocabana) e pelo e-mail [email protected] (Casa de Aluísio de Almeida). O atendimento será feito para apenas uma pessoa, por dia, pelo período de no máximo 2 horas e não será permitida a entrada de acompanhantes. Os pesquisadores deverão utilizar luvas no manuseio dos objetos do acervo.

A reabertura dos próprios da Secult, que está ocorrendo gradativamente, considera o Art. 5º do Decreto Municipal nº 25.890/2020, que dispõe que “o funcionamento dos espaços públicos municipais, tais como parques, centros esportivos e zoológico, poderá ser autorizado pelo gestor do espaço, que definirá a data, as condições e os protocolos sanitários a serem observados para a reabertura”.

Regras

Cada espaço poderá utilizar, no máximo, 40% (quarenta por cento) de sua capacidade total; os visitantes deverão obrigatoriamente usar máscaras; os visitantes deverão respeitar o distanciamento social dentro dos locais. Recomenda-se que o visitante faça uso do álcool em gel, disponibilizado nos espaços, antes de adentrar.

Telefones para dúvidas: (15) 3231.1669 -- Casa de Aluísio de Almeida | (15) 3231.1026 -- Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. (Da Redação, com Secom Sorocaba)