Buscar no Cruzeiro

Buscar

Marcus Toscano realiza concerto de violão clássico em Sorocaba

06 de Fevereiro de 2019 às 07:48

Com repertório espanhol, Marcus se apresentará com violão histórico - Foto: Naemi Ueta/Divulgação

Após uma larga temporada com mais de 130 concertos na Bélgica, Inglaterra e Espanha, onde mora atualmente, o violonista clássico Marcus Toscano, natural de Sorocaba, retorna ao município na sexta-feira (8) para um concerto especial na Sala Tablado Flamenco, às 20h30. Com repertório espanhol, ele executará obras de grandes compositores como Tárrega, Llobet, Granados e Albéniz. Para a ocasião, Marcus se apresentará com um violão histórico de 90 anos, construído em Madri. O concerto terá ainda uma participação da bailarina flamenca Thalma Di Lelli. Como o espaço é pequeno, os ingressos são limitados.

Ainda no Brasil, Marcus já era um dos grandes destaques do violão. Foi premiado nos mais importantes concursos de música do País, destacando-se o 1° lugar no Concurso Latino Americano Rosa Mística, 1º lugar no Concurso Nacional Musicalis, 1º Lugar no Concurso Faculdade Fito, além de ser premiado em 1º lugar durante dois anos consecutivos no Concurso de Alunos do Conservatório de Tatuí; 2º lugar no Concurso Fred Schneiter, 2º lugar no Concurso Souza Lima; 3º lugar no Concurso Internacional Fenavip.

Marcus iniciou sua formação musical com o maestro Pedro Cameron, prosseguindo paralelamente como bolsista no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí. Em 2007, fixou residência em São Paulo, onde se graduou no curso de bacharelado em violão pelo Departamento de Música da Universidade Cruzeiro do Sul, sendo orientado pelos professores Celso Delneri, o compositor e violonista Marcus Siqueira e Henrique Pinto, considerado o guru do ensino do violão no Brasil.

[irp posts="73051" ]

 

Participou como bolsista e aluno em diversos festivais de música no Brasil, nos quais trabalhou sob orientação de renomados violonistas do cenário internacional, tais como Leo Brouwer, Fabio Zanon, José Escobar, Zoran Dukic, Eduardo Isaac. Atuou como camerista do Quarteto Oficial Leo Brouwer. Como bandolinista, executou os concertos de Vivaldi para Bandolim e Orquestra de Câmara e atuou também no universo do choro durante aproximadamente 15 anos.

Atualmente, Marcus Toscano vive em Granada e faz mestrado na Escola Superior de Música da Catalunya, sob a orientação dos professores Xavier Coll (Espanha) e Jose Antonio Escobar (Chile), realizando pesquisa musicológica sobre a história da escola tradicional do violão clássico na Catalunha (século 17 até o início do século 20).

A Sala Tablado Flamenco fica na avenida Mário Campolim, 699. Os ingressos antecipados custam R$ 30. Mais informações pelo telefone (15) 99722-6235.