Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maestro peruano comanda dois concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba

13 de Julho de 2019 às 22:40

Maestro peruano comanda dois concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba Entre as músicas que serão executadas, a orquestra tocará “El Condor Pasa”, que conta sobre os Andes peruanos. A peça é patrimônio cultural da Nação do Peru. Crédito da foto: Divulgação

O maestro peruano Fernando Ortiz de Villate, considerado um dos regentes mais proeminentes de sua geração, conduzirá a Orquestra Sinfônica de Sorocaba nos concertos da próxima quinta-feira (18) e domingo (21), às 20h e 19h, respectivamente, na Sala Fundec. O evento será ainda uma homenagem ao Dia da Independência do Peru, que é comemorado no dia 28. Outro convidado para as apresentações é o conceituado flautista, Juliano de Arruda Campos, que fará o solo em “Carmen Fantasy” de François Borne.

Para o maestro Fernando, ser convidado para reger a Orquestra Sinfônica de Sorocaba pela segunda vez é um grande privilégio. “Gosto da cidade e fiquei muito feliz quando maestro Eduardo [Ostergren] me chamou para participar, pois todos os músicos são muito gentis, e mesmo com o país enfrentando tanta dificuldade, sinto essa vontade de fazer música vindo deles”.

Natural de Lima, Fernando Ortiz de Villate exerce atualmente o cargo de diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, interior de São Paulo.

Fernando iniciou seus estudos musicais aos 6 anos. Estudou no Conservatório Particular de Música de Lima, na Universidade Nacional de Música de Lima, Fundação de Orquestras Juvenis e Infantis de Chile, Sistema Nacional de Orquestras e Coros da Venezuela, Conservatório Dramático e Musical Carlos e Campos, de Tatuí, e Universidade Metropolitana de Santos. Sim, estas duas últimas instituições no Brasil. Obteve no final dos seus estudos o mestrado em Regência Orquestral e vários diplomas de diversos cursos com maestros consagrados.

Teve como professores de regência orquestral renomados maestros do Brasil, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Argentina, EUA, Chile, Venezuela e Peru. Já regeu em palcos importantes de Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Estados Unidos, Brasil (Auditório Claudio Santoro de Campos do Jordão e Sala São Paulo).

[irp posts="141332" ]

 

No Brasil, foi convidado por diversas orquestras. No dia 22 de setembro 2016, em São Paulo, recebeu a Comanda do Mérito Cultural Carlos Gomes da Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino, no grau de Comendador.

Em 2020, fará turnê como maestro convidado para reger concertos na Itália e Suíça.

Sobre o convidado

Maestro peruano comanda dois concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba Outro convidado é o flautista Juliano de Arruda Campos. Crédito da foto: Divulgação

O flautista Juliano de Arruda Campos é formado pelo Conservatório de Tatuí e pela ECA-USP e tem uma trajetória musical completa como maestro, flautista, pesquisador e professor. É constantemente convidado a participar de encontros, masterclass, workshop e festivais de música no Brasil e exterior (Itália, Suíça, Argentina, Paraguai, Peru, Costa Rica), quando por muitas vezes pode divulgar e estrear o repertório de música brasileira.

Atuou por 27 anos como professor, flautista e maestro no Conservatório de Tatuí, onde criou a Orquestra de Flautas Brasileira João Dias Carrasqueira, em 1998, considerado o primeiro grupo desta formação no Brasil e também formou gerações de destacados flautistas que hoje atuam nas principais orquestras e bandas sinfônicas do País. Também realizou estudos de aperfeiçoamento de 2002 a 2012 com os flautistas Raffaele Trevisani (Itália) e Sir James Galway (Suíça). (Da Redação)

Serviço

Os concertos serão realizados nos dias 18 e 21 de julho, às 20h e às 19h respectivamente. Entrada: R$ 20 (valor inteiro) ou R$ 10 (meia-entrada). Os ingressos para o espetáculo do dia 18 poderão ser comprados na próxima quarta-feira, dia 17, das 8h30 às 18h, e no dia do evento a partir das 8h30. Para o concerto de domingo, a venda de ingressos será realizada na sexta-feira (19), das 8h30 às 18h e no dia do evento com uma hora de antecedência. Para o projeto Amigos da Fundec as reservas podem ser feitas pelo telefone 3233-2220. A Sala Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Mais informações: www.fundecsorocaba.com.br.

Galeria

Confira a galeria de fotos