Macs sedia palestra gratuita com consultor de arte João Correia

Por

Hamilton de Holanda foi um dos fundadores da primeira Escola de Choro no mundo, que nasceu em Brasília, no ano de 1997. Crédito da foto: Divulgação

Correia falará sobre artistas, obras e o mercado de arte contemporânea. Crédito da foto: Divulgação

 

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) inicia suas atividades deste ano com uma palestra gratuita ministrada por João Correia, especialista em arte. A atividade será no próximo sábado, dia 1 de fevereiro, às 11h, quando Correia falará sobre artistas, obras e o mercado de arte contemporânea. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail macs@macs.org.br.

João Correia é consultor de arte e mestrando em Liderança Cultural na Royal Academy e Maastricht University (Reino Unido). Para o palestrante, a arte contemporânea é construída por múltiplas camadas de discursos e é preciso ter algum conhecimento complementar para absorver todo o potencial da obra. “O artista se esforça para desenvolver mensagens que nos toquem em diferentes níveis, mas, no final, algumas obras parecem distantes, impenetráveis e difíceis de alcançar com o repertório que temos”, destaca.

O encontro terá foco no trabalho dos artistas contemporâneos Ernesto Neto e Thomas Hirschhorn. O primeiro é brasileiro e conhecido pela sensibilidade e interação humana em instalações imersivas. “Suas obras, com tecidos e aromas, convocam à sociabilidade e interação, por meio de experiências sensoriais”, explica João.

O segundo artista é da Suíça e suas obras são conhecidas por retratar as lutas pessoais e sociais, com temas sobre justiça e responsabilidade moral. “Suas construções esculturais transformam os espaços vazios de galerias e museus em ambientes caóticos, envoltos em fita de embalagem e teorias políticas. Hirschhorn já teve obras expostas na La Triennale, de Paris (2012) e Dia Art Foundation, de Nova Iorque (2013)”, complementa.

O Macs fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. (Da Redação)