Buscar no Cruzeiro

Buscar

Macs promove nesta segunda-feira (18) palestras virtuais gratuitas com museólogos

17 de Maio de 2020 às 00:01

Macs promove amanhã palestras virtuais gratuitas com museólogos O diretor artístico do Macs, Fabio Magalhães, será um dos participantes do encontro. Crédito da foto: Divulgação

Em comemoração pelo Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) promoverá nesta segunda-feira palestras virtuais com especialistas na área de museologia. O evento é aberto a todos os interessados e acontece às 16h pelo aplicativo de videochamadas Zoom, por meio do link encurtador.com.br/wCOU2.

Irão compor a roda de conversas o diretor artístico do Macs, Fabio Magalhães; o superintendente-executivo do Instituto Moreira Salles (IMS), Marcelo Araujo; e o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SIisem-SP), Davidson Panis Kaseker. A abertura das palestras será realizada por Cristina Delanhesi, diretora do Macs.

Cristina discorrerá sobre como estabelecer a igualdade entre as pessoas no cenário atual, incluindo e conectando-as por meio do ambiente digital. A abordagem está relacionada ao tema de 2020 do Dia Internacional dos Museus: “Museus pela igualdade: diversidade e inclusão”. Na sequência, os palestrantes falarão sobre temas relacionados às perspectivas futuras dos museus, com foco nas transformações geradas pela pandemia do novo coronavírus. Após, o público poderá fazer perguntas.

Este é um momento oportuno para debater o assunto, porque há diversas dúvidas sobre quais serão os protocolos de atendimento dos museus no futuro pós-crise, informa a diretora do Macs. “Objetivamos mostrar para as pessoas que as instituições estão se articulando, dialogando e criando possibilidades para atuar nesse novo cenário”, pontua.

Criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional dos Museus é comemorado mundialmente há 40 anos. Em 2019, 37 mil museus, de 158 países e territórios, integraram o evento, segundo Observatório Ibero-Americano de Museus (Ibermuseus). (Da Redação)