Buscar no Cruzeiro

Buscar

Livro 'O Alienista' será tema de bate-papo na Biblioteca Infantil

11 de Julho de 2018 às 11:14

Os sorocabanos com idade a partir de 14 anos terão a oportunidade de participar nesta quinta-feira (12), das 14h às 16h, do projeto "Encontros com o Mito" na Biblioteca Infantil Municipal "Renato Sêneca de Sá Fleury". Nesta edição, o historiador José Rubens Incao vai realizar um bate-papo sobre "O Alienista", obra prima do escritor Machado de Assis.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o bate-papo tem o objetivo de incentivar o hábito pela leitura e de apresentar à população temas ligados à mitologia grega e romana, e também, sobre a arte e literatura.

Clássico da literatura brasileira, "O Alienista" é uma das mais devastadoras observações sobre a insanidade a que pode chegar a ciência. Com 13 capítulos, o clássico debate a tênue fronteira entre a racionalidade e a loucura.

O livro conta a história do médico Simão Bacamarte, que passa a se interessar pela psiquiatria, iniciando um estudo sobre a loucura em Itaguaí, onde funda a Casa Verde — um típico hospício oitocentista —, arregimentando cobaias humanas para seus experimentos. O que se segue é uma história surpreendente e atual em seu debate sobre desvios e normalidade, loucura e razão.

A entrada é gratuita. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231-5723.