Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu recebe espetáculo que homenageia o samba paulista

03 de Julho de 2018 às 14:40

Cortejo de rua que homenageia o samba paulista, seus compositores e intérpretes, o espetáculo "Virado à Paulista", da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto/SP, chega a Itu no dia 8 de julho, domingo. O espetáculo será apresentado às 16h, na Praça Padre Miguel, dentro da programação do 25º Festival de Artes, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é franca.

Após a apresentação, haverá bate-papo com o público sobre o espetáculo e o tema abordado. Nomes como Geraldo Filme, Dionísio Barbosa, Henricão, T. Kaçula, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, entre outros, estão presentes no cortejo, que conta com a participação do público e propõe uma viagem que tem como portos as raízes africanas, os encontros na Festa do Bom Jesus de Pirapora, os cordões carnavalescos, a institucionalização do Carnaval, a resistência do samba de raiz, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

A apresentação de "Virado à Paulista" em Itu encerra a circulação iniciada em março pela Cia. Cênica, que envolve ao todo 12 cidades do estado de São Paulo. A circulação busca refazer os caminhos e descaminhos da história do samba paulista - das raízes do samba rural às formas assumidas nos dias atuais. Em Itu, a Cia. Cênica conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Nesta semana, o grupo também apresenta o espetáculo em São Sebastião e São Luiz do Paraitinga.

O projeto da Cia. Cênica foi contemplado pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Também fizeram parte do roteiro as cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Itapira, Rio Claro, Piracicaba, Quadra, Tatuí e Capivari. O projeto pode ser acompanhado pelo site www.ciacenica.com.br.

Serviço:

Espetáculo "Virado à Paulista", da Cia. Cênica

Data: 8 de julho, domingo, às 16h

Local: Praça Padre Miguel - Centro - Itu

Gratuito