Buscar no Cruzeiro

Buscar

Intercâmbio une artistas em espetáculos e oficinas

12 de Abril de 2019 às 21:42

Intercâmbio une artistas em espetáculos e oficinas A “Mostra de cenas curtas” será apresentada dias 20 e 21, na Praça Santa Cruz, no Centro. Crédito da foto: Divulgação

Entre os dias 19 e 21 de abril, Sorocaba estará na rota da mostra Intercâmbio Unirio, que contará com uma série de trabalhos apresentados por alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, todos com entrada gratuita. A ideia do projeto itinerante é criar um espaço de troca entre a comunidade acadêmica da instituição, o público e os artistas de Sorocaba, e o grupo anfitrião, que é a Trupé de Teatro.

[irp posts="54862" ]

 

Além de espetáculos, a mostra interartística será composta por roda de conversa, oficinas e cenas curtas produzidas no espaço de pesquisa acadêmica da graduação da Escola de Teatro da Unirio. De acordo com o ator e produtor cultural sorocabano Anderson Almos, formado pela universidade e radicado no Rio de Janeiro há seis anos, o Intercâmbio Unirio é um projeto de extensão orientado pela professora Rosyane Trotta e desenvolvido atualmente por 15 pessoas, entre voluntários, alunos e ex-alunos da Escola de Teatro.

O intuito, explica, é promover a circulação de produções acadêmicas de artes cênicas criadas por meio da integração entre alunos e professores através de grupos de pesquisa, de extensão e ou de disciplinas. “Surgiu há quatro anos, com a ideia de viabilizar a circulação dos trabalho que são feitos no ambiente universitário. Atualmente está mais focada no ambiente de troca, de oferecer e fazer oficinas com grupos locais para efetivar exatamente a ideia de intercâmbio. Não é apenas uma mostra que é levada para outra cidade”, afirma.

Programação

O Intercâmbio Unirio começa em Sorocaba na próxima sexta-feira, dia 19, às 17h, na Sociedade Cultural 28 de Setembro, com a roda de conversa “Os desafios da produção cultural nos interiores e nas capitais”, com Débora Brenga, Merlin Kern, Rafael Ferreira e mediação de Amanda Cristie.

Ainda na sexta, às 20h, a Praça Frei Baraúna, em frente ao Fórum Velho, a Trupé de Teatro apresentará o espetáculo “Anadias”. Mais tarde, às 22h, de volta ao 28 de Setembro, ocorre o “Aftercâmbio”, um espaço de convivência entre os alunos, artistas e o público da cidade, com discotecagem do coletivo Bacante Selvagem.

No sábado, dia 20, a mostra prossegue a partir das 10h, com a oficina “Tecido em cena”, com Roberty Avila, que será ministrada no Teatro da Trupé, sede da Trupé de Teatro, situado na rua Doutor Nogueira Martins, 457, Centro. Às 14h, Carlos Doles e Ketlyn Azevedo, integrantes da Trupé conduzem a oficina “Espaço e criação”. Às 16h, na Praça Santa Cruz da Composição, em frente à Trupé de Teatro, recebe o espetáculo “Treinada olímpica”, com Thallita Flor. Às 19h30, também na Praça Santa Cruz da Composição será palco da “Mostra de cenas curtas”. A partir das 22h, o 28 de setembro recebe novamente o “Aftercâmbio”.

No domingo, dia 21, às 10h, a Trupé de Teatro sedia oficina “Introdução a linguagem da palhaçaria”, com os Palhaços de Segunda. Às 18h, na Praça Santa Cruz da Composição, ocorre a segunda parte da “Mostra de cenas curtas”. Fechando a programação, às 20h, o Teatro da Trupé recebe o espetáculo “O drama em que estamos suspensos”, com Amanda Cristie, Ana Rosa Oliveira e Igor Ramos.

Todas as oficinas são abertas ao público em geral, com limite de vagas pré-estabelecido pelos ministrantes, respeitando a ordem de inscrição dos interessados. Essa atividade possui certificado de participação. Para participar, basta preencher o formulário on-line disponível no evento Intercâmbio Unirio, no Facebook. (Felipe Shikama)