Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guerra, terror e comédia estão nas estreias dos cinemas de Sorocaba

30 de Janeiro de 2020 às 00:01

Scarlett Johansson e o menino Jojo, um nazista, em filme sobre a 2ª Grande Guerra. Crédito da foto: Divulgação

 

Três filmes, sendo um de guerra, outro de terror e uma comédia com Will Smith, entram em cartaz nesta quinta-feira (30) nas salas de cinema de Sorocaba. As novidades são, respectivamente: “Jojo Rabbit”, “Os órfãos” e “Bad boys para sempre”. Também chega, na próxima quarta-feira (5), em caráter de pré-estreia, uma produção baseada nos quadrinhos da DC Comics: “Aves de rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosa”.

“Jojo Rabbit”, com direção de Taika Waititi, conta com elenco formado por Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie e Scarlett Johansson. A história acontece na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo é um menino nazista de apenas 10 anos, que trata Adolf Hitler como um amigo próximo, em sua imaginação.

Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma judia no sótão de casa.

Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o menino começa a desenvolver empatia pela nova hóspede. O filme chega bem avaliado pela crítica, com classificações de até quatro estrelas.

Conforme Francisco Russo, que escreveu para o site “Adoro cinema”, a abertura do filme é essencial para se entender e abraçar a proposta do diretor. Por meio dos exageros, ele cria um paralelo entre o nazismo e a histeria.

“O exibido é tão absurdo que a partir de então o filme ganha um salvo-conduto para fazer e dizer o que quiser -- e ele faz!”, afirma Russo, que teve a oportunidade de ver a película no Festival de Toronto, em setembro de 2019. “É um filme bastante divertido que, mais uma vez, reafirma o talento de Taika Waititi”, elogia.

“Os órfãos” promete sustos para quem gosta do gênero. Crédito da foto: Divulgação

Já sobre “Os órfãos”, como tem acontecido com a maioria dos lançamentos de terror, o filme chega mal avaliado pela crítica. Para se ter ideia, ele recebeu apenas entre uma e duas estrelas, de um total de cinco.

“Infelizmente o mais marcante da obra é o quão anticlimática sua conclusão é, que interrompe o clímax ao ponto de parecer até problema de projeção de tão inusitada”, afirma Arthur Eloi, do site Omelete.

Marcelo Müller, do Papo de Cinema, fala sobre o encerramento desastroso, que “soa como tentativa de jogar à plateia a incerteza quanto ao fim do filme”.

Mesmo com esse balde de água fria, quem gosta de terror sempre arrisca para ver se é isso mesmo ou se os críticos estão cobrando demais da produção.

A direção é de Floria Sigismondi. No filme, Kate (Mackenzie Davis) é uma jovem professora contratada para trabalhar como governanta na mansão de um homem rico. Na casa, localizada em Essex, nos arredores de Londres, vivem também Flora (Brooklyn Prince) e Miles (Finn Wolfhard), sobrinhos órfãos de seu patrão.

No entanto, ela logo percebe que no local existem outros moradores, não necessariamente vivos.

“Bad boys” traz neste terceiro filme a parceria e confusões de Smith e Lawrence. Crédito da foto: Divulgação

Outra estreia, “Bad boys para sempre”, é um filme com ação e comédia protagonizado por Will Smith e Martin Lawrence. Trata-se do terceiro episódio das histórias dos policiais Burnett e Lowrey, que devem encontrar e prender os mais perigosos traficantes de drogas da cidade.

De acordo com o que escreveu o crítico Jordan Hoffman para o jornal The Guardian, “apesar do enredo, há muito o que apreciar, já que Will Smith e Martin Lawrence retornam após 17 anos para trocar piadas e explodir coisas. O que funciona são as reações: os gritos, os palavrões, as brigas entre Lawrence, que se encolhe, e o durão Smith. É uma fórmula muito doce e suave para negar.”

Pablo Bazarello, do Cinepop, destaca que “Bad boys para sempre” faz referência aos filmes passados, homenageando-os, “e surge como o mais pessoal de todos”.

Pré-estreia

 

Arlequina retorna em novo filme, com pré-estreia na quarta. Crédito da foto: Divulgação

 

Na quarta-feira entra em caráter de pré-estreia o filme “Aves de rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosa”. A direção é de Cathy Yan. Arlequina, Canário Negro, Caçadora, Cassandra Cain e a policial Renée Montoya formam um grupo inusitado de heroínas.

Quando um perigoso criminoso começa a causar destruição em Gotham, as cinco mulheres precisam se unir para defender a cidade. No elenco estão Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Jurnee Smollett-Bell e Rosie Perez.

Fábio de Souza Gomes e Mariana Canhisares, do Omelete, lembram que esse grupo de heroínas já é velho conhecido dos quadrinhos da DC Comics, com aventuras focadas em uma equipe de vigilantes de Gotham City. Criada em 1995, originalmente, a história sobre as heroínas mostrava a parceria entre a Canário Negro com Barbara Gordon, “que assumia o papel de tutora e aparecia mais velha e em uma cadeira de rodas por conta de um ataque do Coringa”.

“Ao longo dos anos, o grupo ganhou novos membros e contou com um elenco rotativo sendo que na atual fase Renascimento, uma versão mais jovem de Gordon volta a assumir sua identidade de Batgirl e suas aventuras são publicadas na HQ Batgirl e as Aves de Rapina.”

Quem gosta de quadrinhos está na expectativa pelo lançamento há um bom tempo. Mas Guto Souza, do site Feededigno, afirma que tem cinco histórias para ler antes do filme. Para saber quais são e não ir tão perdido ao cinema, confira em Feededigno. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos