Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grupo Katharsis estreia nova peça ‘Estação paraíso’

11 de Julho de 2019 às 21:50

Grupo Katharsis estreia nova peça ‘Estação paraíso’ Fabiana Souza e Jonas Martins, que dão vida a dois mochileiros, permanecem o tempo todo em cena. Crédito da foto: Paulo Bertolini / Divulgação

Novo espetáculo do grupo Katharsis, da Universidade de Sorocaba (Uniso), que no mês que vem representará o Brasil em um festival internacional de teatro na Bélgica, a peça “Estação paraíso” poderá ser conferida em primeira mão pelos sorocabanos neste final de semana no campus Trujillo. Com direção de Roberto Gill Camargo e produção do Grupo Katharsis, com apoio da universidade, “Estação paraíso” acompanha a viagem de dois jovens pela Europa, passando por diversos países e situações, desde o envolvimento em manifestações pela independência da Catalunha, até as mais curiosas experiências nos Alpes, nas vinícolas, nos metrôs, nos museus, trabalhando em lanchonete para se sustentar, pedindo carona e dormindo em albergues.

[irp posts="29423" ]

 

A narrativa transcorre de maneira linear, com uma cena conduzindo à outra, num jogo teatral entre dois “mochileiros” -- meio punk, meio artistas, meio poetas -- interpretados pelos atores Fabiana Souza e Jonas Martins, que permanecem em cena o tempo todo, alternando momentos de alegria, curiosidade, medo, aventura, preocupação. “Sempre considerei ‘viagem’ como o componente mais importante da estrutura narrativa. Viagem no sentido amplo de deslocamento de um ponto ao outro, o que caracteriza a ação. No caso, ‘Estação paraíso’ são duas personagens se deslocando de um lugar ao outro, com coisas que vão acontecendo pelo caminho. Quem não gosta de viajar, de viver novas experiências lá fora? A ideia de jornada pela Europa acredito que veio inspirada pela quantidade de jovens hoje que gostariam de viajar e até morar no exterior, até pela falta de oportunidade por aqui”, comenta o diretor.

Roberto Gill Camargo destaca que a ideia de criar uma jornada dos jovens pela Europa foi construída pelo grupo aos poucos, a partir da seleção de passagens que possibilitavam representá-las utilizando como recursos a palavra e os movimentos, técnica “minimalista”, como ele define, que o grupo vem trabalhando nos últimos anos.

Grupo Katharsis estreia nova peça ‘Estação paraíso’ A peça é falada em várias línguas, como um registro de viajantes tentando se comunicar como podem por onde passam. Crédito da foto: Paulo Bertolini / Divulgação

A direção optou por explorar ao máximo a teatralidade no uso da voz e dos gestos, buscando o sugestionamento através de uma linguagem permeada por diálogo em várias línguas, pantomima, dança e música, com uma iluminação de caráter atmosférico que valoriza a presença dos corpos e das expressões, recorrendo também à narração em off com vozes de aeroporto, sons da cidade, avisos de metrô, noticiário de TV e música. Cabe destacar que a peça é falada em várias línguas, como um registro de viajantes tentando se comunicar como podem nos lugares que passam, misturando italiano com espanhol, inglês e francês.

Internacional

As apresentações de “Estação paraíso” neste final de semana em Sorocaba antecedem a do Festival des Artes de la Scène, que ocorrerá entre 14 e 17 de agosto na província de Namur, na Bélgica. “É uma honra poder mostrar essa dramaturgia lá fora, mostrar que há jovens interessados em descobrir, em buscar conhecimento e não só diversão e turismo. Vamos utilizar legenda em francês para o público de lá, mas o foco de atenção deve ficar mais na encenação propriamente dita do que nas palavras”, destaca o diretor.

Em cena, nesta viagem pelo palco, a dupla descobre o mundo sempre jogando com referências ao cinema, à música, à literatura, ao teatro e às artes plásticas. “Quem assistir à peça vai perceber essas referências, por meio do ‘jogo de adivinhação’ que conduz os diálogos do começo ao fim”, comenta o diretor, fazendo mistério sobre as referências usadas para a construção do espetáculo. (Felipe Shikama)

Serviço

“Estação paraíso”, com o grupo Katharsis

Sábado (13) e domingo (14), 20h

Salão Vermelho da Uniso Trujilo (avenida General Osório, 35)

Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), serão vendidos no local uma hora antes do início do espetáculo

Classificação indicativa 12 anos

Galeria

Confira a galeria de fotos