Buscar no Cruzeiro

Buscar

Filmes do CineCafé deste mês abordam as relações em família

02 de Setembro de 2019 às 22:30

Filmes do CineCafé deste mês abordam as relações em família O drama “La cama”, dirigido por Mônica Laraina, abre o mês, com exibição hoje, às 19h. Crédito da foto: Divulgação

Filmes que abordam diferentes relações familiares compõem a programação de setembro do projeto CineCafé, do Sesc Sorocaba. As sessões gratuitas de cinema ocorrem às terças, sempre às 19h, no teatro da unidade. Os ingressos são distribuídos no local com uma hora de antecedência. A classificação etária é 16 anos.

[irp posts="2086" ]

 

Neste mês, a seleção exibe quatro longas que falam de matrimônio, divórcio e morte. A mostra será aberta nesta terça (3) com o drama “La cama”, dirigido por Mônica Laraina. Co-produção entre Argentina, Holanda, Brasil e Alemanha, o filme conta a história de Jorge e Mabel, um casal na terceira idade que já passou por muita coisa juntos. Em vias de se separar, eles precisam dividir entre si os objetos e móveis da casa em que vivem, assim como lidar com as dores e mágoas deste momento.

Na próxima terça, dia 10, o público poderá conferir o longa francês “A última lição”, com direção de Pascale Pouzadoux. Durante sua festa de aniversário de 92 anos, Madeleine choca seus filhos e netos ao anunciar que definiu o dia exato em que irá morrer. A sua intenção era de prepará-los lentamente para a sua partida, mas o efeito é contrário, gerando uma série de conflitos. Apenas sua filha Diane respeita a sua escolha e aceita a proposta da despedida parcelada.

No 17, o CineCafé prossegue com o documentário brasileiro “Um casamento”, de Mônica Simões. A história é construída a partir da história do casamento da mãe da diretora Mônica Simões, que foi realizado na Bahia dos anos 50. O longa faz pensar sobre os condicionamentos sociais em torno do matrimônio. A história se constrói através do confronto de memórias e a exposição visceral da protagonista.

Filmes do CineCafé deste mês abordam as relações em família “Esposa” conta a história de Joan Castleman, que decide terminar um casamento após 40 anos. Crédito da foto: Divulgação

A programação voltada à temática familiar termina no dia 24, com “Esposa”, de Björn Runge. Co-produção entre Suécia e Estados Unidos, o filme acompanha Joan Castleman, casada com um homem controlador e que não sabe como cuidar de si mesmo ou de outra pessoa. Ele é um escritor e está prestes a receber um Prêmio Nobel de literatura. Joan, que passou 40 anos ignorando seus talentos literários para valorizar a carreira do marido, decide abandoná-lo.

Após as exibições, das 21h às 22h, acontece o encontro Cinema em Reflexão, um bate-papo com cineastas, diretores e outros convidados para discutir as questões apresentadas nos filmes. Neste mês, o projeto terá a participação de Daniela Gillone, professora de cinema e pesquisadora pós-doutora em Comunicações e Artes.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos