Buscar no Cruzeiro

Buscar

Filme conta história do rock em Votorantim

09 de Agosto de 2020 às 00:01

Filme conta história do rock em Votorantim Documentário traz a história de bandas de Votorantim. Na foto, integrantes da Prestto. Crédito da foto: Divulgação

Com reputacão de ser um celeiro de importantes bandas de rock, Votorantim ganha um documentário que resgata momentos e personagens marcantes que moldaram a cena head banger da região.

O documentário “A história do rock em Votorantim” será lançado hoje, às 18h, e ficará disponível para ser assistido gratuitamente por todos os interessados.

Filme conta história do rock em Votorantim Cleiner Micceno foi o diretor.

Dirigido pelo premiado cineasta Cleiner Micceno e com produção de Andi Rocker, o filme foi realizado com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, por meio de edital do Fundo Municipal de Cultura e conta a história de eventos e as pessoas que fizeram e fazem Votorantim ser um celeiro de bandas de diferentes vertentes do rock na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Filme conta história do rock em Votorantim Andi Rocker produziu a obra.

Segundo Micceno, o documentário traça uma linha do tempo que percorre a história das bandas autorais votorantinenses desde a década de 1980 até a atualidade. “Foi um intensivo exercício de pesquisa sobre os momentos importantes do estilo que moldaram a cena rockeira da cidade, as influências, os eventos marcantes e as pessoas, que fizeram e fazem Votorantim ser um celeiro de bandas no interior, dos mais diversos estilos, dentro do rock”, afirma.

Conforme os realizadores do filme, o primeiro registro de banda autoral da cidade é da banda Sinfonia de Kripta, de 1986, que anos depois, foi a base da Prestto, que está na ativa até hoje. Com 1h50 de duração -- uma cota limitada de DVDs, distribuída à prefeitura de Votorantim e aos entrevistados traz mais 50 minutos de extras --, o documentário ainda resgata fotos, vídeos, sons, demos e registros de diversas épocas da cidade e, ao mesmo tempo, busca retratar as vertentes que surgiram e se desenvolveram, e o destaque de vários músicos no cenário paulista e nacional.

Filme conta história do rock em Votorantim O projeto tem depoimentos dos integrantes do Village Rock e ficará disponível na internet.

A ideia do projeto nasceu de conversas entre Micceno e Andi Rocker, ambos integrantes da banda Old School Punx. Realizador de curtas-metragens de ficção e de documentários, Cleiner Micceno já havia dirigido em 2012 o documentário “A História do Rock em Sorocaba”. Andi, por sua vez, é morador de Votorantim e curador do evento Palco Livre, evento mensal realizado pela Prefeitura da cidade desde 2013 -- e mantido pela atual gestão --, com intuito de ser um espaço aberto para bandas da cidade e região que desejavam mostrar o seu trabalho ao vivo. Dessas conversas, ambos constataram que a história do rock votorantinense também merecia ser contada. “Afinal, Votorantim, cidade tão próxima a Sorocaba , onde o cenário se desenvolve de forma paralela, precisava de seu registro próprio, e mostrar suas bandas e sua importância no cenário musical”, defende Andi.

Filme conta história do rock em Votorantim O pessoal do Dream Wild também está no documentário.

Com a aprovação do projeto no edital do Fundo municipal de Cultura de Votorantim, em 2019, a dupla realizou o filme que foi gravado durante sete meses e finalizado durante a pandemia. O filme traz depoimentos de integrantes e ex-integrantes de mais de uma dezena de bandas, com destaque para Dream Wild, Zoltar, Decraka e Psicultura. “Acredito que o documentário preenche essa lacuna que faltava na história do estilo na cidade, e consegue valorizar o trabalho de tantos músicos e pessoas que fazem o rock , que é a marca da expressão de várias gerações em Votorantim, e que está acima dos rótulos e com o objetivo de liberdade e manter o espirito do Rock’n’Roll vivo”, complementa os realizadores. A História do rock em Votorantim. 2020 - poderá ser conferida a partir das 18h no link https://vimeo.com/433847135. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos