Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festival Plínio Marcos, em Itu, lembra os 20 anos da morte do dramaturgo

05 de Março de 2019 às 08:32

Festival Plínio Marcos, em Itu, lembra os 20 anos da morte do dramaturgo O ator, diretor, dramaturgo e jornalista Plínio Marcos é considerado referência para a história do teatro no Brasil - Foto: Ary Brandi / Divulgação

O Teatro Nósmesmos apresenta até o final do mês o Festival Plínio Marcos, em Itu, em comemoração aos 15 anos do grupo teatral e em homenagem aos 20 anos da morte do autor brasileiro Plínio Marcos. O grupo preparou uma programação voltada sobre o universo do autor, com leituras das principais obras, palestras com Kiko Barros, filho do autor, e com Oswaldo Mendes, que é o autor da biografia oficial de Plínio, além da realização do espetáculo “Dois perdidos numa noite suja” em todos os finais de semana do mês, com os atores Christian Hilário e Juliano Mazurchi e direção de Claudio de Albuquerque.

Plínio Marcos morreu em 19 de novembro de 1999. Foi um escritor brasileiro, autor de inúmeras peças de teatro, escritas principalmente na época do regime militar. Foi também ator, diretor e jornalista e é considerado referência para a história do teatro no Brasil. Dentre suas principais obras estão “Abajur lilás”, “Navalha na carne” e “Quando as máquinas param”, e entre outras.

[irp posts="80649" ]

 

O festival é voltado a obras e memórias do autor. “Buscando a etimologia da palavra: festival, tem tudo a ver com o que faremos com Plínio Marcos, pois significa a consagração de algo, ao sagrado de algo e é isso que faremos dentro desse mês em memória do autor”, explica o ator e diretor Claudio de Albuquerque. “Esse festival é o primeiro que vamos realizar, dando início com as obras do Plínio, mas a ideia é fazer também de outros autores e outras obras”, finaliza Claudio.

O festival também comemora os 15 anos da Cia. Teatral Nósmesmos, que foi criada em 2003, por iniciativa dos atores Juliano Mazurchi e Christian Hilário. Atualmente, o grupo conta com oficinas teatrais para adultos, adolescentes e crianças, ministradas na própria sede, possibilitando assim uma contribuição para formação de novos talentos e apreciadores do teatro.

Em 2015 a Cia. criou na cidade de Itu o Teatro Nósmesmos, um espaço para apresentação de grupos amadores e profissionais.

Confira a programação:

Palestra Kiko Barros

Plínio Marcos: O Pai e o artista

Dia: 8

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Leitura da obra “Barrela”

Dia: 15

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Leitura da obra “Navalha na carne”

Dia: 22

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Palestra com Oswaldo Mendes

Biografia do autor

Dia: 29

Horário: 19h30

Entrada gratuita

‘Dois perdidos numa noite suja’ é uma das atrações

O público poderá conferir, em todos os finais de semana de março, o espetáculo “Dois perdidos numa noite suja”, encenado pelos atores Juliano Mazurchi e Christian Hilário, com direção de Claudio de Albuquerque. A obra, que é um clássico da dramaturgia teatral no Brasil, já foi montada inúmeras vezes, adaptada para o cinema e agora chega ao palco ituano. As apresentações acontecem aos sábados, às 20h, e aos domingos às 19h. A classificação é de 16 anos.

Na montagem, os atores Christian Hilário e Juliano Mazurchi dão vida às célebres personagens Paco e Tonho, moradores de uma hospedaria e carregadores de caminhão no mercado. Tonho, que lamenta por não possuir um par de sapatos decente para que possa procurar um emprego, inveja o seu companheiro de quarto, Paco, que ostenta um belo par de sapatos.

[irp posts="80522" ]

 

O par de sapatos se torna o alvo simbólico desta peça em que, entre trocas de farpas, diálogos ríspidos e um humor sarcástico, os dois personagens trabalham de forma profunda os sentimentos e valores num universo marginalizado.

Claudio de Albuquerque, que dirige o espetáculo, traz um novo olhar para a peça, pensando no maior bem da humanidade, a natureza. “O espetáculo é focado em cima da leitura sobre esses dois personagens, onde um sai do interior para a capital e o outro já nasceu neste berço urbano, por isso, fazemos um paralelo com o Rio Tietê, porém no sentido inverso, mostrando a podridão quem vem das grandes capitais para o nosso interior”, explica.

Serviço

Espetáculo - Dois Perdidos numa Noite Suja

Dias: 9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31

Horário: sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 meia-entrada

Classificação: 16 anos

O Teatro Nósmesmos (Unicenter) fica na avenida Prudente de Moraes, 210, sala 304, bairro Vila Nova, em Itu. Mais informações: (11) 99698-0208, por WhatsApp.

Galeria

Confira a galeria de fotos