Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festa celebra tradições nordestinas neste sábado em Sorocaba

14 de Dezembro de 2019 às 00:01

Festa celebra as tradições nordestinas A apresentação do grupo Maracatu Mukumby acontece a partir das 17h30. Crédito da foto: Reprodução Facebook

Para celebrar a contribuição da comunidade nordestina no enriquecimento cultural e no desenvolvimento de Sorocaba, o Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba e Região (CCTN) realiza neste sábado, das 10h às 22h, a 7ª Festa das Tradições Nordestinas.

[irp posts="118130" ]

 

O evento, com entrada gratuita, acontece no terreno que abrigará sua futura sede, situado na rua Francisco Bueno de Camargo, s/n, no bairro Nova Sorocaba, e contará com extensa programação com shows musicais, danças típicas, teatro de mamulengo, literatura de cordel e exposição e feira de artesanato.

De acordo com a presidente do CCTN, Selma Araújo, essa edição será especial, pois marca o lançamento da construção da sede própria da entidade que, segundo ela, começará a ser erguida nos próximos dias, em sistema de mutirão.

“Já temos os materiais que foram doados por empresários e contaremos com o engajamento de mais de cem pessoas, amigos do CCTN”, comenta. Nesta primeira fase, serão construídos uma cozinha, banheiros e uma “palhoça”, como é chamada uma área coberta, multi-uso, que futuramente se integrarão a outras edificações do projeto assinado pelo arquiteto Fábio Augusto Bessornia.

Segundo Selma, a previsão é que essa etapa inicial seja concluída em menos de um mês, permitindo que a nova sede receba uma agenda permanente de atividades, como rodas de conversa, apresentações artísticas e cursos de gastronomia e artesanatos nordestinos, como renda renascença e renda filé. Recentemente a entidade cultural foi homologada pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa como Ponto de Cultura.

Essa será a primeira vez que festa, que já ocorreu em outras edições na praça Cel Fernando Prestes, acontecerá no local da futura sede da entidade. O terreno de 3,5 mil metros quadrados pertence à Prefeitura e foi cedido ao CCTN, por meio de um decreto assinado pelo então prefeito José Crespo (DEM), em abril de 2018, pelo prazo de 48 meses, isto é, até 2022.

A expectativa da diretoria da entidade era de que a prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) encaminhasse à Câmara Municipal um projeto de lei de concessão de uso por 30 anos, o que daria mais segurança jurídica ao CCTN para investir na construção da nova sede, mas que acabou não ocorrendo.

A concessão de direito real de uso do terreno não poderá ocorrer em 2020, já que a legislação proíbe esta prática em ano eleitoral. “Foi muito decepcionante, mas mesmo assim não vamos desanimar”, comenta Selma.

Produtos típicos

Festa celebra as tradições nordestinas Às 16h haverá apresentação de Teatro de Mamulengos com Valdeck de Garanhuns. Crédito da foto: Divulgação

A festa de hoje contará com uma feira típica, cujo objetivo é fazer com que os visitantes se sintam num pedacinho do Nordeste. Além de barracas que oferecerão iguarias da culinária nordestina, o público poderá conferir artesanato, apresentações danças como o carimbó, forró, ciranda, maracatu, maculelê.

A programação contempla, ainda, atividades para as crianças, como literatura de cordel, teatro de mamulengos, ventríloquo e brinquedos infláveis.

O Dia das Tradições Nordestinas foi instituído por lei em Sorocaba em 2003, a ser comemorado, anualmente, no dia 13 de dezembro, data de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o “rei do baião” -- e quando também é comemorado o Dia Nacional do Forró.

Este ano, a festa foi transferida para o sábado para atrair um público maior ao longo de todo o dia. “O principal objetivo da festa é divulgar, preservar e valorizar a nossa cultura”, convida a presidente da entidade. (Felipe Shikama)

Programação da 7ª Festa das Tradições Nordestinas

10h - Abertura

11h - Trio de Forró Pé de Serra Tropeiros da Serra

12h - Grupo Folclórico Carimbolando

13h - Apresentação teatral “AMARias” -- Coletivo Cênico Dellàrt

14h - Maculelê

15h - Capoeira emboscada com o Mestre Baianinho e Mestre Pulga

16 - Teatro de Mamulengos Mestre Valdeck de Garanhuns

17h - Show da cantora Lenice Gomes

17h30 - Apresentação do grupo Maracatu Mukumby

20h - Show da cantora Márcia Mah

Galeria

Confira a galeria de fotos