Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ferlinghetti, o último dos beatniks, morre aos 101 anos

23 de Fevereiro de 2021 às 21:01

Ferlinghetti, o último dos beatniks, morre aos 101 anos A editora e livraria City Lights, de Lawrence Ferlinghetti. Crédito da foto: Justin Sullivan / Arquivo AFP (3/8/2007)

O poeta, editor, escritor e artista plástico norte-americano Lawrence Ferlinghetti, o último sobrevivente da geração beat, morreu na segunda-feira (22), aos 101 anos, em sua casa, em São Francisco. Ele foi um dos grandes responsáveis por difundir a cultura beatnik, não apenas com sua obra poética, mas também por meio de seu trabalho de editor.

Em 1953, Ferlinghetti fundou com Peter D. Martin a editora City Lights Booksellers & Publishers, onde publicou Howl and Other Poems, coletânea paradigmática do poeta Allen Ginsberg, em 1956, tido como uma das obras que abriram caminho para o surgimento a geração beat -- na época, o livro foi recebido com horror por críticos, tido como ofensivo. Aliás, desde 2001, a editora e livraria City Lights é um patrimônio histórico da cidade de São Francisco.

Como poeta, o trabalho mais conhecido de Ferlinghetti é a coletânea A Coney Island of the Mind, de 1958, que o colocou ao lado de autores beatniks como Jack Kerouac (de On The Road, clássico de 1957) e William S. Burroughs (de Almoço Nu, de 1959).

Esses e outros nomes do movimento beat levaram poemas e prosas aparentemente kitsch ao patamar da alta literatura, lutando contra a percepção de que os escritores deveriam almejar a erudição. Por sua luta anti-establishment -- estética e politicamente, diga-se de passagem, uma vez que os beats foram críticos ferrenhos da perseguição política empreendida pelo macarthismo, o que os deu a pecha equivocada de comunistas --, essa geração de poetas e escritores influenciou em grande medida toda a contra-cultura do século 20.

Além de poeta, o autor também publicava prosa e pintava quadros. Sem jamais perder sua lucidez, tendo produzido até os anos finais, Ferlinghetti viveu o suficiente para ver transformações políticas e tecnológicas afetarem a vida cotidiana. Em 2020, publicou seu último livro, Little Boy, um romance de cunho autobiográfico.

No Brasil, a publicação de dois de seus livros está sendo preparada pela Editora 34. Um deles é Poesia como Arte Insurgente, que reúne alguns de seus ensaios e manifestos. O outro é uma antologia de seus poemas organizada por Fabiano Calixto e Natália Agra. (André Cáceres - Estadão Conteúdo)