Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fábio Luz reúne homenagens em recital apresentado na Fundec

05 de Outubro de 2018 às 07:51

Fábio Luz reúne homenagens em recital Após a estreia em Sorocaba, Fabio Luz cumpre uma curta temporada pelo Brasil - Foto: Teófilo Negrão/Divulgação

Laços afetivos estabelecidos por meio de peças dedicadas a outros compositores ou instrumentistas conduzem o programa do recital inédito que será apresentando nesta sexta-feira (5) pelo renomado pianista sorocabano Fabio Luz. Intitulado “Homenagens tocantes”, o programa reúne 15 obras de compositores de diferentes períodos, desde o clássico, do austríaco Joseph Haydn (1732-1809), o expressionismo de Claude Debussy (1862-1918) e o romantismo de Maurice Ravel (1875-1937) até os contemporâneos brasileiros: o sorocabano Nilson Lombardi (1926-2008) e o jovem paulista Vitor Marques.

Fábio Luz comenta que, apesar diversidade estética, o programa tem em comum peças que, por alguma razão, foram compostas para homenagear artistas, personalidades, lugares e culturas. “O que conduz este programa, que será a primeira vez que eu apresento, é a ideia de oferecimento. Sempre achei muito bonita essa possibilidade da música ser feita e oferecida a alguém”, diz.

[irp]

 

Radicado na Europa há mais de 30 anos e destacado pela crítica internacional como um dos mais talentosos intérpretes do piano na atualidade, Fabio Luz é, frequentemente, presenteado com composições escritas em sua homenagem. Dentre as obras que lhe foram dedicadas o programa do recital inclui peças da série “Portraits” (retratos), compostos por seu amigo e ex-professor Nilson Lombardi, e que homenageiam Ravel, Debussy (“Ponteio nº 7”) e De Falla.

No recital, Fabio Luz também fará a primeira audição de duas composições de Vitor Marques, dedicadas ao pianista, e que homenageiam Debussy e Haydn. Morador de Osasco, Vitor Marques tem apenas 20 anos de idade e no mês passado foi finalista do concurso internacional de composição da Fundação Franz Liszt 2018, da França, sendo premiado com o segundo lugar. “É um grande privilégio receber obras que dedicaram para mim. É Tenho o maior prazer em tocar e divulgar”, comenta.

[irp]

 

Para terminar, o programa inclui uma série de peças de Claude Debussy -- o grande homenageado de 2018, ano de centenário de sua morte, como “Homenagem a Haydn”, “Serenata interrompida”, “Catedral submersa”, “Dança (“Tarantela da estíria”.“Dança de puck -- prelúdio nº 1”), inspirada na obra “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare. “Achei muito interessante o entrelaçamento dessas homenagens e todas elas têm para mim um significado afetivo. As do Nilson, que era meu amigo e professor, e eu toquei na França no período em que ele estava lá e a sonata do Hyden [“Em Fá maior nº 13”] que a minha professora de piano Maria de Oliveira Cordeiro me fez estudar, quando eu tinha 12 anos de idade”, completa.

Após a estreia do programa em sua cidade natal, Fabio Luz cumpre neste mês uma curta temporada no Brasil com recitais em São Paulo (na Sala Eubiose, dia 13 e Sala Villa-Lobos, da USP, dia 19); Porto Alegre (Casa da Música, dia 14); Rio de Janeiro (Sala Villa-Lobos da UniRio) e Piracicaba, no dia 25, como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência de Gabriel Rhein Schirato.

Serviço

Recital “Homenagens tocantes”, com Fabio Luz

Sexta-feira (5), 20h

Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser comprados nesta sexta, a partir das 8h30