Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição reúne quadrinhos infantis em São Paulo

05 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Mostra é um resgate dos quadrinhos publicados no País até os dias de hoje. Crédito da foto: Divulgação

A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) realiza, até o dia 10, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, situada no Memorial da América Latina, uma exposição de quadrinhos infantis em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, lembrado em 30 de janeiro.

Também faz parte da celebração a mostra “150+1 ano de Quadrinhos Brasileiros em 150 tiras”, montada na Biblioteca Pública Municipal Ernesto Zinc, em Campinas, que poderá ser vista até 29 de fevereiro.

No Brasil, as histórias em quadrinhos começaram a ser publicadas no século 19, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no País começou no início do século 20.

Estão à mostra, no Memorial da América Latina, quadrinhos da Turma da Mônica, Turma do Arrepio, Trapalhões, Seninha, Menino Maluquinho, entre outros. Há ainda originais e prints. A curadoria da exposição é de Henrique Heo. As visitas podem ser feitas das 9h às 18h.

Em Campinas, a exposição “150+1 ano de Quadrinhos Brasileiros em 150 tiras” é também um resgate dos quadrinhos publicados no País até os dias de hoje. A mostra já foi realizada em novembro de 2019 no Memorial, em comemoração aos 150 anos de “Nhô Quim”, de Ângelo Agostini, considerada a primeira história em Quadrinhos do Brasil.

O Memorial da América Latina fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo. Telefone: (11) 3823-4600. Já a Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink fica na avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas. Telefone: (19) 2116-0423. (Da Redação)