Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição que retrata a praça central chega ao Mercado de Sorocaba

13 de Agosto de 2019 às 21:15

Exposição que retrata a praça central chega ao Mercado de Sorocaba Tela retrata a praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba. Crédito da foto: Reprodução

 

A exposição “A praça, seu dia, sua noite, sua gente, sua história” será aberta no Mercado Municipal, em Sorocaba. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, as telas ficarão expostas a partir de quarta-feira (14).

A mostra contará com telas que retratam diferentes aspectos da praça Coronel Fernando Prestes. O período, porém, se concentra principalmente entre 1959 e 2019. As obras são do artista plástico sorocabano José de Campos Lima.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, a exposição integra a programação de aniversário da cidade. “A praça, seu dia, sua noite, sua gente, sua história” permaneceu exposta na Biblioteca Infantil desde o dia 12 de julho. O encerramento ocorreu no início de agosto.

Os trabalhos de José de Campos Lima mostram o footing (namoro ao redor da praça), assim como festas cívicas e religiosas. Igualmente, retratam o final do serviço de bondes (1959), os bares e os clubes. As obras representam ainda as festas populares, como os antigos carnavais, os personagens e os costumes.

Obras de José de Campos Lima ficaram expostas na Biblioteca Infantil até o final de julho Obras de José de Campos Lima ficaram expostas na Biblioteca Infantil até o final de julho. Crédito da foto: Divulgação

 

Artista

José de Campos Lima é artista plástico e professor de Educação Artística. Iniciou as atividades nos anos 60 com o Clube Amigos da Arte. Esse grupo era formado por Ettore Marangoni, Bruno de Giusti, Antônio Carlos Baddini e Ludovico Proaska. Posteriormente, também ganhou o Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Plásticas de Sorocaba.

Além disso, Lima participou durante anos da Feira de Artes da Praça da República em São Paulo. Ao mesmo tempo, expôs seus trabalhos no Gabinete de Leitura Sorocabano e em mostras coletivas e individuais em Sorocaba, Itu, Porto Feliz e Memorial da América Latina. Apesar da intensa atividade artística, Lima também chefiou a Divisão de Cultura da Prefeitura de Sorocaba.

O Mercado Municipal está localizado entre as ruas Francisco Scarpa e Padre Luiz, no Centro de Sorocaba. A entrada é gratuita. Veja mais sobre a exposição de José de Campos Lima no site da Prefeitura de Sorocaba, assim como nas redes sociais. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="152419" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos