Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado confirma Virada Cultural Paulista em Sorocaba

31 de Outubro de 2018 às 07:48

Estado confirma Virada Cultural em Sorocaba No ano passado, shows da Virada Cultural Paulista também foram realizados no Parque das Águas - Foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (5/6/2017)

A Virada Cultural Paulista será realizada em Sorocaba nos dias 24 e 25 de novembro, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Cultura, mas as atrações, segundo a pasta, só serão “confirmadas em etapas” e divulgadas nos próximos dias.

O governo estadual informou que a parceria com a Prefeitura de Sorocaba foi firmada nos seguintes termos: “o Estado entra com os artistas, divulgação, palco e som. As cidades com segurança, artistas locais e ambulâncias”. Já o titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, confirma que a parceria foi fechada na última segunda-feira, dia 29, mas alega que o governo estadual “fornecerá as atrações e o município, a estrutura”. O valor do investimento por parte do Estado não foi divulgado. Já por parte da prefeitura, Kermes diz que ainda não tem a informação, “pois depende das atrações que Sorocaba receberá”. Além de Sorocaba, a Virada Cultural Paulista ocorrerá em outras 33 cidades de São Paulo, durante seis finais de semana consecutivos, entre 3 de novembro a 9 de dezembro. O número de municípios contemplados nesta edição é 54% maior que o da última, realizada em 2017.

Outro mês

Esta é a primeira vez que a Virada Cultural é realizada fora do mês de maio. A mudança de calendário foi determinada em abril pelo secretário estadual de Cultura, Romildo Campello, para que fossem realizadas reuniões com representantes das cidades participantes, a fim de rever os termos de parceria, aperfeiçoar a organização e incrementar a programação do evento. “São 12 anos de uma mesma política cultural, mas muita coisa mudou. Temos de ter coragem de olhar a realidade e não abandonar, mas aperfeiçoar a Virada junto com quem mais conhece [as secretarias de Cultura]”, disse Campello ao Mais Cruzeiro.

[irp posts="36720" ]

 

Em abril, logo após ser nomeado pelo governador Márcio França (PSB), Campello defendeu a proposta de retomar o vigor que a Virada Cultural tinha no interior paulista em seus primeiros anos, inspirado em um festival de Paris que oferece 24 horas ininterruptas de programação artística e cultural, mas que foi sendo reduzida tanto em atrações quanto em público ao longo do tempo.

A novidade deste ano, segundo Romildo Campello, são os palcos “Experimente SP”, idealizados especialmente para apresentações de dança, vídeo mapping, artes integradas, DJs, coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional e novas estrelas dos próprios municípios.

Onze anos

Considerado o maior evento cultural do estado de São Paulo, a Virada Cultural foi criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em várias cidades do Estado. De acordo com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), organização social de cultura que realiza a Virada, até 2017, mais de 11 milhões de espectadores estiveram presentes em mais de 7 mil espetáculos de diferentes linguagens artísticas.

A Virada Cultural Paulista 2018 ocorre sábado (3) e domingo (4) em Ilha Solteira. Nos dias 10 e 11, prossegue em Indaiatuba, Itapetininga, Franca, Mogi das Cruzes, Votuporanga e Taubaté. Nos dias 17 e 18, o evento será realizado em Assis, Limeira, Marília, Santos e São Carlos. Nos dias 24 e 25, além de Sorocaba, haverá atividades em Bauru, Botucatu, Joanópolis, Pedreira, Registro, Santa Bárbara d’Oeste e São Caetano do Sul. Já nos dias 1 e 2 de dezembro o evento prossegue em Andradina, Dracena, Ibitinga, Iguape, São Sebastião, São Vicente e Sertãozinho. Fechando o calendário, nos dias 8 e 9 de dezembro, a Virada Cultural ocorre em Birigui, Cananéia, Casa Branca, Cerquilho, Garça Guarulhos e Olímpia.