Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espetáculo de dança reflete sobre infância e velhice

18 de Julho de 2019 às 22:30

Espetáculo de dança reflete sobre infância e velhice A produção estreou em 2013 e é uma criação dos coreógrafos Alex Soares e Paula Zonzini. Crédito da foto: Clarissa Lambert / Divulgação

Palíndromo, palavra que pode ser lida de trás para a frente com a mesma pronúncia, “Oroboro” é o nome do espetáculo de dança que será apresentado no sábado (20), às 20h, no teatro do Sesc Sorocaba.

[irp posts="22140" ]

 

O premiado espetáculo, que estreou em 2013, é uma criação dos coreógrafos Alex Soares e Paula Zonzini e fala do ciclo da vida, conduzindo a plateia por um universo envolvente do começo ao fim. Assim como a palavra título, de origem grega, que transmite a ideia de algo cíclico, o espetáculo trata da infância e da velhice, dois lugares distantes e, ao mesmo tempo, próximos. “As crianças e os idosos têm características parecidas e na nossa sociedade ‘adulta’ são tratadas como faixas à margem. Não tentei dramatizar, mas tratar esses estados como algo próximo um do outro”, revela Soares.

O elenco é formado por Caroline Zitto, Gleysson Moreira, Guilherme Riku, Ícaro Freire, Natacha Takahashi, Wilson Aguiar e Vitória Lopes. A trilha é assinada pelo consagrado compositor e contrabaixista Célio Barros, em parceria com Soares, e procura evocar, por meio da música, lembranças escondidas. Alex comenta que estudos científicos indicam que a música está associada às memórias mais vívidas de uma pessoa. “Essa área do cérebro parece servir de centro que liga música conhecida, memórias e emoções”, diz. “Oroboro” procura resgatar as mais diversas emoções em cada um. “Uma interação entre som e silêncio”, complementa.

Remontado em 2017 para a Mostra Sentidos no Sesc Belenzinho, o espetáculo teve lotação nos dois dias e, compondo a programação da noite de estreia de “Desert Dweller”, balé criado por Alex para a Hubbard Street Dance Chicago, “Oroboro” recebeu inúmeras críticas positivas que lhe renderam a indicação e o Prêmio APCA de dança em 2018 na categoria “Melhor espetáculo/não estreia”.

Os ingressos, disponíveis até o fechamento desta edição, custam R$ 17 (inteira) e R$ 8,50 (meia) e podem ser adquiridos na Central de Atendimento do Sesc Sorocaba, que fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. (Da Redação)