Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encadernação é tema de oficinas no Sesc Sorocaba

15 de Janeiro de 2019 às 07:50

encadernação Serão ensinadas três técnicas diferentes de encadernação em aulas gratuitas - Foto: Divulgação

Desta terça (15) a quinta-feira (17) o Sesc Sorocaba realiza oficinas que abordam a arte da encadernação, pela artesã Estela Vilela. Todas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas e classificação etária de 14 anos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento.

Nesta terça-feira, das 14h às 17h, será ministrada oficina sobre a técnica de encadernação Yamato-Toji. Esta estrutura de encadernação data do final do período Heian (794-1185) e foi utilizada principalmente para manuscritos de obras literárias japonesas. Os fólios dobrados são posicionados um dentro do outro, formando cadernos. A costura é feita no dorso dos cadernos inclusive nas capas flexíveis, sem utilização de cola.

[irp posts="64723" ]

 

Já na quarta-feira (16), no mesmo horário, será a vez da encadernação Estrutura Cruzada, criada pela encadernadora italiana Carmencho Arregui. O conceito dessa técnica é a reversibilidade, pois não leva cola, podendo ser desfeita e colocada uma nova capa ou um novo caderno a qualquer momento que se queira. Haverá uma breve introdução histórica do conceito que conduziu a criação inovadora desta estrutura, muito utilizada em obras raras.

Na quinta-feira será a vez da encadernação conhecida por Blizzard, criada por Hide Kyle. Utilizando o conceito de dobras, essa técnica pode ser usada em zines e em outros formatos, tais como nos livros de artista. Durante a oficina os participantes também irão aprender a execução de corte e dobra sem a utilização de estiletes além da finalização das peças com o uso de carimbos.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3332-9933 ou no site www.sescsp.org.br/sorocaba.

Galeria

Confira a galeria de fotos