Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maria Fumaça faz passeio em Votorantim neste sábado (30)

27 de Março de 2019 às 11:18

Maria Fumaça faz passeio em Votorantim neste sábado (30) A locomotiva 58 foi construída em 1891 e voltou à ativa em 2017. Crédito da foto: Emídio Marques (17/11/2018)

Em comemoração ao 54º aniversário de Instalação do Município de Votorantim, celebrado nesta quarta-feira (27), a Locomotiva 58 fará neste sábado (30), às 9h30, uma nova viagem experimental pela cidade. O passeio será realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, a Prefeitura de Votorantim e a Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária.

O percurso começará na Estação Paula Souza (rua Doutor Paula Souza, no Centro de Sorocaba), e seguirá até a avenida do Luiz do Patrocino Fernandes, em Votorantim. Autoridades das duas cidades participarão do passeio.

Patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58 foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, e permaneceu em atividades até os anos 1960. Em seguida, passou a ser exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Após quatro anos sem manutenção periódica, a locomotiva voltou à ativa no aniversário de 363 anos de Sorocaba, em 2017.

[irp posts="94652" ]

 

De acordo com a Secretaria da Cultura, as viagens técnicas experimentais tiveram início em 2017. A primeira ocorreu no dia 15 de agosto, no aniversário de 363 anos de Sorocaba, quando a locomotiva trafegou um percurso de um quilômetro pela antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), entre a Estação Paula Souza e a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência. A segunda ocorreu no aniversário de 54 anos de emancipação de Votorantim, em dezembro, quando a locomotiva fez o trajeto de seis quilômetros, com início na Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, e término na avenida Luís do Patrocínio Fernandes.

Em 2018, no aniversário de Sorocaba, a maria-fumaça realizou trafegou da Estação Paula Souza até a antiga fábrica Santa Maria, o equivalente a 1 km pela estrada de ferro. Também no segundo semestre de 2018, foram realizados em torno de 50 viagens experimentais de um quilômetro, abertas ao público, entre a Estação Paula Souza até a antiga Fábrica Santa Maria.