Cultura

Duo Cano toca repertório barroco e clássico no IHGGS

O concerto contará com programa variado, que abrange músicas do período barroco e clássico até a música espanhola e tangos
Duo Cano toca repertório barroco e clássico no IHGGS
O Duo Cano é formado pelo violonista sorocabano Marcus Toscano e pela violoncelista italiana Alessandra Giovannoli. Crédito da foto: Reprodução Facebook

Formado pelo violonista sorocabano Marcus Toscano e a violoncelista italiana Alessandra Giovannoli, o Duo Cano se apresenta neste sábado (29), às 20h30, no auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

Realizado pela Opus Produções Musicais, o concerto contará com programa variado, que abrange músicas do período barroco e clássico até a música espanhola e tangos, com obras de Garcia Lorca, Astor Piazzola, Nin, Manuel de Falla e Carlos Gardel. O espetáculo terá participação da bailarina de flamenco Thalma Di Lelli e da bailarina clássica Fernanda Pinheiro.

Alessandra Giovannoli possui mestrado em Música de Câmara em Teramo e em Orquestra em Lucerna, Suíça. Se aperfeiçoou com grandes violoncelistas como E. Bronzi, R. Filippini, F. Pepicelli, Dieltien entre outros. Realizou a Academia de Artes e Ofícios no “Teatro alla Scala” de Milão; Academia Internacional para orquestra e música de câmara em Pommersfelden, Alemanha. No período que viveu na Suíça, estagiou na Orquestra Sinfônica de Lucerna.

Leia mais  Cláudia Vitale expõe no IHGGS

 

Viveu no Brasil onde trabalhou com a Orquestra Sinfônica de Santo André, junto com uma intensa carreira como camarista, solista e barroca. Morando atualmente na Espanha, colabora com a Sinfônica de Málaga, ensina violoncelo e também é membro do Duo Barroco, do grupo as Chelistas do Ensemble Zaire, especializado em repertório clássico e galante.

Considerado um dos grandes nomes do violão clássico na atualidade, o sorocabano Marcus Toscano iniciou sua formação musical com o Pedro Cameron.

Em 2007, fixou residência na cidade de São Paulo, onde se graduou no curso de bacharelado em violão pelo Departamento de Música da Universidade Cruzeiro do Sul, sendo orientado pelos professores Celso Delneri, o compositor e violonista Marcus Siqueira e o Mestre Henrique Pinto considerado o guru do ensino do violão no Brasil. Atualmente, Marcus Toscano vive na Espanha e se dedica a recuperar e interpretar seus concertos com instrumentos históricos dos maiores construtores da guitarra tradicional espanhola no século 20.

Os ingressos para o concerto custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.opusproducoes.musicais.com. O IHGGS fica na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3217-7523. (Da Redação)

Comentários