Buscar no Cruzeiro

Buscar

Documentário destaca aldeias da região do pico do Jaraguá

15 de Setembro de 2018 às 13:06

O documentário “Jaraguá - terra sem mal” será exibido hoje em Sorocaba, seguido de bate-papo com o professor e pesquisador Paulo Edson Alves Jr.

Dirigido por Nelma Salomão e Rodrigo Gontijo, com pesquisa e trilha sonora de Paulo Edson, o documentário ressalta a presença de duas aldeias de índios da etnia Guarani ao lado do mais alto pico paulistano, o Pico do Jaraguá, conhecido símbolo da cidade. O filme foi criado a partir de entrevistas com moradores e frequentadores do bairro, alguns indígenas, que constróem a vida do Jaraguá, que foi rota marcada no caminho dos bandeirantes. O filme de 26 minutos de duração foi produzido em 2008 para o projeto “História do meu bairro”, da TV Cultura.

De acordo com Regina Proença, fundadora do coletivo cultural Fora da Caixa, além de compartilhar as experiências adquiridas no convívio com os índios Guarani da Aldeia Tekoa Pyau durante a gravação documentário, Paulo Edson falará também sobre a pesquisa, para a tese de doutorado defendida em 2007, sobre as traduções do Tupi realizadas pelo padre de José de Anchieta (1534-1597).

Composto por profissionais de diferentes áreas de atuação, os integrantes do coletivo Fora da Caixa têm como objetivo trabalhar no desenvolvimento de ações culturais, educacionais e sociais. O coletivo promove uma série de atividades, como palestras, cursos, exposições e oficinas, voltadas à arte, meio ambiente e cultura de paz.

Serviço

Exibição do documentário “Jaraguá - terra sem mal” e bate-papo com Paulo Edson Alves Jr.

Hoje, 15h

Coletivo Cultural Fora da Caixa (rua Riachuelo, 437)

Entrada gratuita