Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia da Consciência Negra terá marcha, shows e atrações em Sorocaba

17 de Novembro de 2018 às 20:43

Dia da Consciência Negra terá marcha, shows e atrações em espaços públicos A Feira Crespa, que já é tradicional na data, acontece novamente na Praça Frei Baraúna com música, teatro, dança, sarau e desfile de beleza. Crédito da foto: Reprodução / Facebook

Apresentações artísticas, ato ecumênico, Marcha Zumbi & Dandara e a já tradicional Feira Crespa fazem parte da programação especial do Dia da Consciência Negra celebrado na terça-feira, dia 20.

Um ato ecumênico religioso será realizado na Igreja de João de Camargo -- a Capela Senhor do Bonfim --, no dia 20, das 9h às 12h, com a presença de autoridades locais. Vão participar do ato Mam’etu Luijidi, padre João e pastor Marcelo Mota. Realizado pelo Centro Cultural Quilombinho, Capela João de Camargo e Secretaria de Cultura e Turismo, o evento será aberto ao público e contará com comidas tradicionais e também com apresentações artísticas, com Maracatu e Maculelê.

Outra ação será a Marcha Zumbi & Dandara, que terá saída, às 12h30, da Igreja de João de Camargo e chegada na Praça Frei Baraúna. Para a caminhada, foram convidados o Bloco Krucatá, União Sorocabana das Escolas de Samba (USES), mestres capoeiras, integrantes do Fórum Hip Hop e conselhos municipais da Mulher, LGBT, Cultura e Educação.

Já das 13h às 21h30, será realizada a Feira Crespa na Praça Frei Baraúna, que contará com diversas atrações culturais, com música, teatro, dança, sarau e desfile de beleza, além de cerca de 30 barracas que comercializarão produtos artesanais e alimentos de origem africana ou afro-brasileira. A programação da feira contará com apresentações de DJ Nostalgia Black, Conexão 015, Ponto 3 Samba Rock, DJ Nostalgia Black, Trança de Teatro, Desfile Beleza Afro Kids, Zumbalanço, Sarau Rappreto e Firma O Ponto.

As atividades serão realizadas pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

Beco do Inferno

Dia da Consciência Negra terá marcha, shows e atrações em espaços públicos A Feira do Beco do Inferno acontece hoje, em sua 14ª edição, na Praça Frei Baraúna. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (20/11/2014)

Já neste domingo (18), das 13h às 20h, acontece a 14ª edição da Feira Beco do Inferno. Além de reunir artistas visuais que expõem e vendem suas criações -- bem como de artesãos da cidade e pequenos empreendedores com propostas novas e sustentáveis -- o evento terá apresentações de música, dança, teatro, performance, poesia e contação de história, desta vez ligadas ao tema Consciência Negra. Entre as atrações estão a Banda Mutualismo, Grupo Muzenza de Capoeira, Roda de Coco por Saramuná, Flavinho Batucada, Ananda Jacques convida Joessica Borges, Vennuz MC, exibição de curtas em homenagem ao artista sorocabano Vine Ferreira e Clarice Santos, numa performance de presentificação.

O evento de arte, que acontece a cada dois meses, tem como palco -- desde a sua décima primeira edição -- a praça Frei Baraúna, em Sorocaba, onde fica o prédio que foi, durante muitos anos, sede das oficinas culturais na cidade. A Feira Beco do Inferno terá ainda uma área de alimentação que, segundo a organização, oferecerá opções para vegetarianos e veganos.

Galeria

Confira a galeria de fotos