Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cururu tem desafio entre Sorocaba e Piedade

16 de Julho de 2019 às 23:00

Cururu tem desafio entre Sorocaba e Piedade Andinho Rocker e o violeiro Carlinhos Caetano (foto) representarão Sorocaba ao lado do também curureiro Rubens Ribeiro. Crédito da foto: Divulgação

Instituído ano passado por força de lei, o Dia Municipal do Cururu será celebrado nesta sexta-feira, dia 19, com um desafio entre cururueiros de Sorocaba e Piedade. O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, ocorrerá a partir das 18h no Barracão Cultural, ao lado da antiga Estação Ferroviária.

[irp posts="141335" ]

 

Intitulado “Desafio de Cururu”, a ação é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), tem como objetivo valorizar o cururu, gênero musical tradicional na região paulista do Médio Tietê, e promover a renovação de cantores e violeiros, mantendo viva essa cultura popular regional.

No desafio, a cidade anfitriã será representada pelos cururueiros Andinho Rocker e Rubens Ribeiro que enfrentarão os piedadenses Luís Leme e Nelson Vieira. Os cantadores estarão acompanhados pelo violeiro Carlinhos Caetano, considerado um dos últimos instrumentistas remanescentes do cururu na cidade.

Segundo Andinho, a disputa entre as duas cidades seguirá o rito das tradicionais desafios de cururu da região do Médio Tietê: a ordem do confronto é precedida de sorteio e o primeiro a cantar fica responsável por definir a “carreira” dos versos, isto é, a sonoridade das rimas, que deverá ser respeitada pelos demais. Como é tradição nos desafios, para o encerramento está reservada a chamada “caninha verde”, momento no qual os cantadores se confrontam em versos rápidos, de bate e rebate, que assemelham ao repente nordestino.

Rimas e improvisos

De origem religiosa e caipira, o desafio de cururu é feito de rimas e improviso, com provocações e demonstração de conhecimento aos oponentes, vencendo aquele que tem mais argumentos do assunto e na linha escolhida. Interagindo sempre com o público, o canto dos cururueiros aborda os mais variados temas, personagens e histórias.

O cururu entrou oficialmente para o calendário de Sorocaba por meio de uma lei aprovada Câmara Municipal e sancionada no início de 2018 pelo prefeito José Crespo (DEM). Celebrado em 19 de julho, o Dia Municipal do Cururu foi instituído a partir de um projeto do então vereador JP Miranda (atual suplente). “O cururu é parte fundamental da constituição desta região, a difusão da sua história poderia ajudar no renascimento e surgimento de novos talentos”, disse Miranda, na justificativa do projeto.

O projeto de lei municipal atendeu a uma reivindicação de um movimento de cururueiros e apreciadores da arte da rima caipira, liderado pelo pesquisador e radialista Luizinho Rodrigues, que obteve recentemente o título de mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso) com a dissertação “Folkcomunicação e o desafio do cururu no Médio Tietê”.

Rodrigues comenta que há dois anos, quando iniciou sua pesquisa, decidiu aplicar “metodologia ativista”, para realizar algo que o ajudasse a validar seus estudos de práticas socioculturais. “Como é uma tradição que está morrendo, porque não tem renovação, com essa metodologia ativista a gente propôs que fizessem a lei”, destaca. Como resultado de sua articulação, que se estendeu pela região, o Dia do Cururu também passou a ser celebrado em 19 de julho nas cidades de Tatuí, Cerquilho e Boituva.

Apresentador e coordenador do programa de televisão “Show de cururu”, que há mais de 20 anos registra e difunde a cultura do cururu, Nerci José Marcello comemora a criação da data que, segundo ele, ajuda a divulgar e valorizar este gênero musical típico da região. “É uma conquista ter uma data que reconhece esse patrimônio que está nas nossas raízes”, afirma.

O dia 19 de julho foi escolhido em homenagem ao cururueiro Luiz Antunes da Rosa, conhecido como Luizinho Rosa, que faleceu em 19 de julho de 2017, aos 90 anos. Natural de Porangaba e radicado em Cerquilho, ele também foi o compositor da canção “Sete palavras”, um dos maiores sucessos da dupla Pedro Bento e Zé da Estrada. Ao longo da carreira, Luizinho gravou vários LPs e CDs, entre eles “Porto da salvação”, “As 20 mais de Luizinho Rosa -- homenagem ao rei do Cururu” e “A palavra do Senhor e chegou a fazer shows na Europa. “Ele, ao lado de Cido Garoto [falecido em maio do ano passado] foi um dos grandes cururueiros da nossa região”, destaca Nerci. (Felipe Shikama)