Cursos gratuitos de música do Projeto Guri estão com inscrições abertas

Por

Alunos do Projeto Guri, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (1/4/2019)

Alunos do Projeto Guri, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (1/4/2019)

O Projeto Guri recebe a partir desta segunda-feira (17), das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30, a inscrição para os cursos musicais gratuitos voltados a crianças e jovens com idade entre 6 e 18 anos incompletos, com frequência regular na escola. As matrículas devem ser feitas na Escola de Cultura e Artes Ettore Marangoni, localizada no Jardim Sandra. São oferecidas no total 199 vagas.

O Guri é o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Em Sorocaba, o projeto conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). As aulas acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30, na Escola de Cultura e Artes.

Os cursos oferecidos são: saxofone, clarinete, flauta transversal, contrabaixo acústico, violoncelo, violino, viola erudita, percussão, coral juvenil e infantil, trombone, trompete, trompa, eufônio, tuba, violão, iniciação musical e fundamentos da música. Não é necessário ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

Entre os benefícios de tocar um instrumento, destacam-se a concentração, criatividade, sociabilidade, memória, disciplina, autoestima e perseverança. Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral, ou de ambos os cursos.

Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.

As inscrições se encerram no dia 28 de junho ou quando todas as vagas forem preenchidas. Para efetuar a matrícula, os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira no Polo do Projeto Guri acompanhados pelos responsáveis, e apresentar as cópias dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, RG do responsável legal, comprovante de endereço atualizado e comprovante de matrícula escolar.

[irp posts="62477" ]

 

A Escola de Cultura e Artes está localizada na rua Ana Candida Correa Marins, 35, no Jardim Sandra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-4065. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)