Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conselho Municipal de Cultura elege membros da sociedade civil

15 de Setembro de 2018 às 14:03

Conselho Municipal de Cultura elege membros da sociedade civil Eleição aconteceu na sede do Macs e teve a participação de centenas de artistas. Crédito da foto: Divulgação

Cerca de 170 pessoas participaram, na noite da última quinta-feira (13), da eleição dos membros da sociedade civil do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), em cinco áreas que tiveram mais de uma entidade inscrita. Foram preenchidas as vagas de titular e suplente de representantes de artes cênicas; associações, coletivos ou corporativos; cultura digital, artes visuais e audiovisuais; música; e profissionais e produtores culturais. A eleição ocorreu no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Após o credenciamento dos votantes, cada entidade teve três minutos para se apresentar ao público.

O eleitos como representantes das artes cênicas foram Mario Pérsico (titular) e Marcos Sanson (suplente); de música, Tetê Braga (titular) e Grace Laine Pincerato Carreira Dini (suplente); profissionais e produtores culturais, Rodrigo Cintra (titular) e André Moraes (suplente); associações, coletivos e corporativos, Ricardo Devito (titular) e Nanaia Simas (suplente); cultura digital, artes visuais e audiovisuais, Cleiner Miceno (titular) e Santiago Ribeiro (suplente). O mandato dos conselheiros será de dois anos.

Na avaliação do secretário de Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, a expressiva participação dos artistas na eleição do conselho representa um avanço importante para a área cultural de Sorocaba. “O conselho da nossa cidade é muito eficiente e vem trabalhando para o desenvolvimento da cultura local. Contarmos com o engajamento dessas 170 pessoas para eleger, num processo democrático, seus representantes é muito importante para o fortalecimento da Cultura em Sorocaba. Estou feliz e muito orgulhoso desse grupo”, defendeu. Para ele, o interesse da comunidade artística em participar da eleição deve-se também pela relação que a Secultur manteve com o conselho neste último um ano e nove meses de gestão. “Essa relação de parceria e respeito que existe entre o poder público e o conselho estimula a participação da comunidade artística nesse processo”, finaliza.

A previsão é que a posse dos novos integrantes ocorra em outubro durante a Conferência Municipal de Cultura. Depois de empossados, os novos membros deverão participar da eleição da mesa coordenadora e presidência que, desde de dezembro de 2017 é ocupada por um representante da sociedade civil.

Criado por lei, o CMPC tem como finalidade propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; bem como fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas.