Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conselho de Política Cultural tem presidente da sociedade civil

16 de Março de 2019 às 04:41

Conselho de Política Cultural tem presidente da sociedade civil Rodrigo Cintra é ator, diretor, produtor, gestor cultural e arte educador. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (3/3/2016)

O ator, diretor, produtor, gestor cultural e arte educador, Rodrigo Cintra Marins foi eleito, durante reunião ordinária, como novo presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

Com a mudança, o órgão -- que antes tinha à frente o titular da Secretaria de Cultura (Secult), Werinton Kermes -- passa a ser presidido por um membro da sociedade civil.

[irp posts="63768" ]

 

Segundo Kermes, a decisão da mudança surgiu pela importância do conselho ter mais independência nas decisões ligadas às políticas públicas culturais de Sorocaba. Na ocasião também foi definido que Marcelo Nascimento será o vice-presidente e Ricardo Devito, o secretário.

Rodrigo Cintra destacou que é um militante da cultura há muitos anos na cidade e que fará o que puder pelo e para o conselho. “Agradeço a confiança de todos os conselheiros por essa indicação e também do secretário Werinton Kermes. Acredito que vamos conseguir avançar bastante, por temos no conselho artistas com anos de experiência em suas atividades e que querem avançar na Cultura”, disse.

Para ele, os desafios desta gestão são grandes, mas fundamentais. “Um deles é regulamentar o Fundo Municipal de Cultura, que é o mais importante neste momento”, conta. Ele também citou a necessidade de ampliar a captação de verba do fundo municipal e aprovar o novo regimento do conselho para desburocratizar as sessões realizadas.

O novo gestor também destaca o caráter democrático do CMPC e aproveita para convidar os artistas da cidade a participarem das reuniões. “O conselho está aberto a ouvir os artistas da cidade através das sessões, das câmaras temáticas e inclusive está aberto a participação dos artistas através dos Grupos de Trabalho, previsto no regimento, para colaborar diretamente com os conselheiros de cada área artística”, finaliza Rodrigo Cintra.

Vinculado à Secretaria da Cultura, o conselho é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura político-administrativa do Poder Executivo, constituído por membros do poder público e da sociedade civil. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)