Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conselho Municipal de Política Cultural elege novos membros na quinta

11 de Setembro de 2018 às 07:51

Representantes do Conselho de Cultura se reúnem com frequência para debater políticas públicas - Foto: Felipe Pinheiro/Secom

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) realiza quinta-feira (13), às 19h, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), eleições para definir cinco novos integrantes. A eleição será aberta a todos com direito de candidatura e voto, porém, o credenciamento dos interessados deverá ser feito entre das 18h30 às 19h30, no Macs (avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária).

[irp]

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), serão submetidas à votação as cinco áreas que tiveram mais de uma entidade inscrita: Artes Cênicas; Associações, Coletivos ou Corporativos; Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisuais; Música; e Profissionais e Produtores Culturais. Cada candidato (titular e suplente) terá tempo limite de três minutos para apresentar brevemente seu currículo e propostas com relação ao CMPC. Após a apresentação de cada área ocorrerá a votação da mesma. A contagem dos votos será feita pelo poder público e os resultados serão divulgados no encerramento do evento. O edital de chamamento, com a relação dos candidatos, foi publicado no jornal Município de Sorocaba do último dia 4.

O conselho

O CMPC é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura político-administrativa do Poder Executivo, constituído por membros do Poder Público e da Sociedade Civil.

Criado por lei, tem como principais atribuições: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas.

Galeria

Confira a galeria de fotos