Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conselho aponta sugestões para edital do TMTV

19 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Conselho aponta sugestões para edital do TMTV O Teatro Municipal segue fechado para reformas e ainda não há previsão para a publicação do edital de ocupação. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (31/1/2020)

 

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) protocolou na segunda-feira, dia 17, na Prefeitura de Sorocaba, um ofício que elenca uma série de sugestões à Secretaria de Cultura (Secult) para o uso do Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV).

Os encaminhamentos foram deliberados de forma unânime pelo órgão colegiado, que realizou reunião extraordinária no último dia 7, e prevê dez sugestões para o próximo edital de ocupação do teatro, que ainda não tem data para ser publicado, já que o espaço está fechado para reformas desde o final do ano passado. A previsão da Secult é que, após as intervenções concluídas no TMTV, o local seja reaberto somente no segundo semestre.

No ofício, os conselheiros afirmam que a pauta vinha sendo discutida desde novembro, já que o edital de 2019 foi “motivo de indignação e questionamentos”. Além de sugerir que a utilização do teatro seja exclusivamente para eventos com caráter artístico-cultural, o ofício aponta a desburocratização da documentação exigida e que sejam criados “critérios técnicos” em relação aos parceiros da Prefeitura.

Os conselheiros também pedem o fim da obrigatoriedade de destinar ingressos de cortesia à Prefeitura e solicitam redução do valor fixo total a ser pago pelo uso do teatro, de R$ 700 para R$ 500. A lista sugere, ainda, que a agenda do teatro seja publicada no site da Prefeitura para garantir transparência do processo de ocupação, assim como a criação de um banco de dados dos projetos inscritos que não forem contemplados. (Felipe Shikama)