Buscar no Cruzeiro

Buscar

Concerto da Sinfônica tem jazz no repertório

21 de Agosto de 2019 às 00:01

Concerto da Sinfônica tem jazz no repertório Gilmar de Campos, que tocará o inusitado instrumento chamado thermin. Crédito da foto: Divulgação

Versões orquestrais para standards de jazz estão no repertório do concerto que a Orquestra Sinfônica de Sorocaba faz nesta quinta-feira (22), às 20h, na Sala Fundec. O mesmo concerto será reapresentado no domingo, às 19h.

Sob regência do maestro Eduardo Ostergren, a Sinfônica apresentará um programa que flerta pela música popular norte-americana, como “I got rhythm”, “I’ve got you under my skin”, “The shadow of oour smile”, “An american in Paris” e “New York, New York”, entre outros. O concerto terá, ainda, uma versão de “Summertime”, dos irmãos Gershwin (Israel e George), com solo do músico Gilmar de Campos, que tocará o inusitado instrumento chamado thermin.

O theremin é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico. O nome vem da versão ocidental do nome do seu inventor, o russo Léon Theremin, que patenteou seu dispositivo em 1928. O instrumento usa o princípio do heteródino, processo pelo qual se misturam duas frequências, uma recebida pela antena e outra produzida pelo oscilador, gerando um sinal de áudio.

[irp posts="33637" ]

 

O circuito responsável pela frequência inclui dois osciladores de rádio e é controlado através de duas antenas de metal. Para tocar, o músico se posiciona em frente ao instrumento e move suas mãos perto das antenas de metal. A distância entre uma das antenas determina a frequência e, entre a outra, controla a amplitude.

Além de temas de jazz, alguns deles tocados no concerto especial em comemoração ao aniversário de 365 anos de Sorocaba, o repertório inclui “Valsa paulista” e “Danças eslavas”.

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba é mantida pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) e conta, atualmente, com 28 músicos profissionais, dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, trompa, trompete, fagote, trombone percussão e tímpano.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Para o concerto de quinta-feira, os bilhetes poderão ser comprados nesta quarta-feira (21), das 8h30 às 18h, e nesta quinta-feira (22), a partir das 8h30. Já para a apresentação de domingo os ingressos serão vendidos na sexta-feira, das 8h30 às 18h, e no dia do evento com uma hora de antecedência. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. (Da Redação)