Buscar no Cruzeiro

Buscar

Concerto da Sinfônica de Sorocaba homenageia Perseverança III

12 de Setembro de 2018 às 07:40

Concerto homenageia Perseverança III Os concertos contam com a participação de William Camargo Lima - Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), mantida pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), realiza nesta quinta-feira (13), às 20h, na Sala Fundec, um concerto como parte do ano de comemorações pelos 150 anos da Loja Maçônica Perseverança III de Sorocaba. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e podem ser adquiridos na quinta, a partir das 8h30, na Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro).

Sob regência do maestro Eduardo Ostergren, o concerto comemorativo terá programa especial que inclui peças como “Ária na corda sol” de Johann Sebastian Bach (1685-1750); “Allegro con brio”, da “Sinfonia no. 5” de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e marcha “Pompa e circunstância em Ré maior” de Edward Elgar (1857-1934), entre outras. O mesmo concerto será reapresentado pela OSS no domingo, às 19h, e os ingressos, também a R$ 20 (inteira), poderão ser adquiridos na sexta-feira (14), das 8h30 às 18h, ou uma hora antes do concerto. Ambos os concertos contam com a participação de William Camargo Lima, que também se apresenta como “serrotista” convidado, solando a “Ave Maria” de Franz Schubert (1797-1828) ao som do serrote com acompanhamento das cordas.

Ostergren comenta que Bach escreveu “Ária na corda sol” na primeira metade do século 18 como o segundo movimento de uma “Suíte orquestral no. 3 em ré maior”, peça muito tocada em cerimônias de casamento quando os noivos trocam as alianças. Na antiga Rádio Gazeta, esta era uma música tocada como tema de abertura do programa “A música dos mestres”, apresentado diariamente naquela emissora. Originalmente escrita como peça instrumental para oboés, fagotes, trompetes, tímpano e cordas, o segundo movimento serviu de inspiração para o violinista August Wilhelmj realizar um arranjo para solo de violino com acompanhamento de piano, indicando que esta peça poderia ser toda executada na corda sol do instrumento, daí o apelido “ária da quarta corda de Bach”.

Para o concerto de domingo serão apresentadas também árias de óperas de Mozart,Giacomo Puccini (1858-1924) e Charles Gounod (1818-1893), que contarão com o solo da soprano, aluna de canto lírico do núcleo de música da Fundec, da professora Suely Freitas, Eliane Pereira, que conclui seu curso este ano. “É uma oportunidade que nossa orquestra precisa oferecer aos jovens músicos que estão se formando no nosso Instituto e que almejam uma carreira profissional. É um momento de reconhecimento dos talentos que temos na nossa casa”, afirma o maestro Ostergren. Completa o programa a marcha “Pompa e circunstância” do compositor inglês Edward Elgar, obra muito executada em formaturas acadêmicas universitárias.