Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comédia popular ‘Burundanga’ é atração no teatro do Sesi Sorocaba

19 de Outubro de 2018 às 07:42

Comédia popular ‘Burundanga’ é atração no teatro do Sesi Montagem tem texto do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e é interpretada pela Damião e Cia de Teatro - Foto: Katia Daher/Divulgação

“Burundanga -- a revolução do baixo ventre” foi um dos dois projetos escolhidos para compor a programação de montagens inéditas do Sesi-SP em 2018. A comédia, que será encenada nesta sexta (19) e sábado (20) no teatro do Sesi, concorreu com outras 228 propostas recebidas exclusivamente por companhias teatrais do interior, litoral e da grande São Paulo no edital de 2018 da instituição. Montagem da Damião e Cia de Teatro, Burundanga é uma irreverente comédia popular cuja essência questiona o cenário político brasileiro.

[irp]

 

Na história, uma dupla de trambiqueiros acaba de chegar a uma cidadezinha nos confins do Brasil. Quando os rapazes são dominados pela fome, miséria e desgaste assumem uma postura inusitada: se vestem de militares e fazem todo o município acreditar que o País foi tomado por um golpe. Os moradores creem que uma revolução está em curso -- motivo suficiente para acirrar as discussões e aflorar os ânimos. O mal-entendido traz à tona interesses ocultos, paixões arrebatadoras e alianças improváveis, ocasionando uma confusa e divertida revolução.Em verbete de dicionário, “burundanga” tem sentido restrito: palavreado confuso e trapalhada. Contudo, quando toma a cena teatral, a palavra se veste de sinônimos que extrapolam a confusão para tomar novos rumos, entre os quais o da crítica social, da reflexão sobre a corrupção e do escárnio bem-humorado de mediocridades e hipocrisias. A peça foi escrita em 1994 pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu.

Serviço

“Burundanga -- a revolução do baixo ventre”

Sexta (19) e sábado (20), 20h

Teatro do Sesi (rua Gustavo Teixeira s/n, esquina com a rua Duque de Caxias, no Mangal)

Entrada gratuita (ingressos distribuídos duas horas antes do início do espetáculo e podem ser reservados no www.sesisp.org.br/meu-sesi)