Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cine-Vagão retoma nesta quinta-feira (9) a série de exibições

09 de Janeiro de 2020 às 00:01

Cine Vagão Sessão de cinema será sediada em carro de passageiros da Estrada de Ferro Sorocabana. Crédito da Foto: Divulgação/MPF-Sorocabana

O projeto Cine-Vagão retoma nesta quinta-feira (9) a série de sessões de filmes clássicos em Votorantim exibindo o romance de ação “A marca do Zorro” (94 min), de 1940. A sessão gratuita começa às 19h30 e desta vez ocorrerá na confluência da rua Carmem com a rua Alexandre Tonche, no Jardim Archila. Para assistir ao longa é necessário chegar com uma hora de antecedência para retirar o ingresso, já que há o limite de 50 lugares.

Remake da história que introduziu a figura do herói mascarado nas aventuras cinematográficas (um filme mudo de 1920), a obra dirigida por Rouben Mamoulian tem enredo que se passa na Califórnia do século 19. Don Diego Vega (Tyrone Power), filho de um rico fazendeiro, revolta-se com a miséria do povo imposta pelo governador Luis Quintero (J. Edward Bromberg) e resolve fazer justiça vestindo capa e máscara negras. Entretanto, Zorro, um fora-da-lei, se apaixonará por Lolita (Linda Darnell), sobrinha do governador.

O Cine-Vagão tem o intuito de apresentar clássicos do cinema entre 1930 e 1960, que também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil. O projeto é desenvolvido com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) e tem como proponente a jornalista Juliane Cristine de Almeida. Ao todo serão quinze sessões, realizadas duas vezes por mês, dentro de um carro de passageiros de 1951 da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o qual foi fornecido em regime de parceria pela Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária.

Restaurado, o vagão é equipado internamente com uma sala de cinema dotada de projetor, sistema de som e gerador para funcionamento dos equipamentos. (Da Redação)