Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cine-Vagão exibe ‘O corcunda de Notre Dame’

05 de Dezembro de 2019 às 00:01

Cine-Vagão exibe ‘O concunda de Notre Dame’ O filme, dirigido por William Dieterle e ambientado em Paris, é de 1939. Crédito da foto: Divulgação

O projeto Cine-Vagão estará nesta quinta-feira (5) no Jardim Archila, em Votorantim, com exibição do filme “O corcunda de Notre Dame”, de 1939. A sessão começa às 19h30, na confluência da rua Carmem com a rua Alexandre Tonche. É preciso chegar com uma hora de antecedência para retirar o ingresso, já que há o limite de 50 lugares.

Na produção, dirigida por William Dieterle e ambientada em Paris, Quasímodo, o deformado sineiro da catedral de Notre Dame interpretado por Charles Laughton, é condenado a ser açoitado, despertando a compaixão de uma cigana vivida por Maureen O’Hara. Mais tarde, quando ela é injustamente acusada de assassinato, ele decide protegê-la.

O Cine-Vagão é desenvolvido por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur). O projeto tem o intuito de apresentar clássicos do cinema entre 1930 a 1960, que também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil.

Ao todo serão quinze sessões, realizadas duas vezes por mês dentro de um carro de passageiros de 1951 da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o qual foi fornecido pela Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária, em regime de parceria, à proponente do projeto, a jornalista votorantinense Juliane Cristine de Almeida.

Restaurado, o vagão é equipado internamente com uma sala de cinema dotada de projetor, sistema de som e gerador para funcionamento dos equipamentos. O ponto no Jardim Archila também sediará as próximas duas edições do projeto: dia 12, com a exibição de “Casablanca” e dia 9 de janeiro, com “A marca do Zorro”. (Da Redação)