Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cia. Madre Mio estreia o espetáculo ‘Mente à mente’

19 de Abril de 2019 às 07:16

Cia. Madre Mio estreia o espetáculo ‘Mente à mente’ As lembranças da protagonista são despertadas por meio de objetos usados em cena. Crédito da foto: Divulgação

Diferentes sentimentos que habitam a mente humana são transformados em personagens que ganham o palco no espetáculo teatral “Mente à mente”, da Cia. Madre Mio, que estreia sábado (20), às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). A entrada é um litro de leite que será revertido a entidades assistenciais da cidade.

O espetáculo, escrito e dirigido pelo dramaturgo, diretor e pedagogo Marcelo Jamal, acompanha o solitário processo criativo de uma poetisa, que vive uma série conflitos internos, movidos por reminiscências e paixões. Sentada diante da máquina de escrever, o turbilhão de afetos da protagonista se manifesta, personificados em atores que ganham falas e gestos próprios. “O cenário é a cabeça dela, toda bagunçada por sentimentos que ela não consegue fugir”, comenta Jamal.

[irp posts="106838" ]

 

Ao longo da peça, as lembranças da protagonista são despertadas por meio de objetos iconográficos como um chapéu, que faz alusão as viagens da protagonista pelo mundo; um trompete, que destaca a relação com músicas escutadas em determinado período de sua vida e um diário, onde estão registradas as memórias mais valiosas e secretas.

Jamal reconhece que este segundo espetáculo da companhia impôs uma série de desafios de linguagem, já que a trama tem um elevado grau de complexidade. “São várias camadas narrativas complexas, porque não são personagens contracenando entre si, como é de praxe. São sensações, pensamentos se manifestando dentro da cabeça”, detalha. O texto foi escrito ao longo de 2018, em meio ao processo de exercícios de jogos cênicos das aulas de teatro ministradas por Jamal. Os ensaios para a montagem, por sua vez, começaram no início de março.

O elenco é formado por Well Henthzy, Gabriela Ribeiro, Catarina Andrade, Damaris Viana, Ana Luiza, Jullia Walleska, Fabiana Pedrozzo e Djeiny.

O figurino é de Damaris Viana e Fabiana Pedrozzo e a maquiagem de Jullia Walleska e Gabriela Ribeiro. Além de texto e direção, Marcelo Jamal assina iluminação, sonoplastia, cenário.

Após a estreia, “Mente à mente” ficará em cartaz todos os sábados de maio no teatro da escola municipal Inês Rodrigues Cesarotti (rua José Trugillano, Vitória Régia). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local com 30 minutos de antecedência.

A Cia. Madre Mio estreou oficialmente há um ano com a peça “Homo-inquisição”, de Marcelo Jamal, que conta a história de Célia, uma mulher moderna e bem sucedida profissionalmente, mas que tem os sentimentos contrastados pela angústia diante do fato de sua sexualidade não ser aceita pela família. O espetáculo foi resultado natural do curso de artes cênicas ministrado de forma voluntária por Jamal desde 2014 no teatro da escola Inês Rodrigues Cesarotti. O curso é gratuito e, segundo Jamal, tem vagas disponíveis para todos os interessados. Para participar não é necessário ter experiência prévia em teatro. (Felipe Shikama)

Serviço

“Mente à mente”

Sábado (20), às 20h

Teatro Municipal Teotônio Vilela (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista)

A entrada será a doação de um litro de leite