Cultura

Choro das 3 apresenta tributo a Nelson Gonçalves em Sorocaba

Show gratuito acontece na noite desta sexta-feira (6), no Sesi, ao lado do cantor sorocabano Paulo Godoy
Choro das 3 em tributo a Nelson Gonçalves
O Choro das 3, formado pelas irmãs Corina (flauta), Elisa (bandolim e clarinete), Lia (violão 7 cordas) e pelo pai Eduardo (pandeiro), acaba de retornar de uma turnê pela Europa e EUA. Crédito da foto: Divulgação

Após turnê de seis meses pelos Estados Unidos e Europa, o grupo Choro das 3, de Porto Feliz, reencontra o público de sua região nesta sexta-feira (6), às 20h, no Sesi Sorocaba, no show “A volta do boêmio”, que rende homenagem a Nelson Gonçalves, que completaria 100 anos em 2019. A apresentação terá participação especial do cantor sorocabano Paulo Godoy e tem entrada gratuita.

O Choro das 3 é formado pelas irmãs Corina (flauta), Elisa (bandolim e clarinete), Lia (violão 7 cordas) e pelo pai Eduardo (pandeiro). O quarteto considera especial o retorno ao País, para apresentações na região onde o grupo mantém fortes ligações profissionais e afetivas. “Estamos em casa. São duas cidades que amamos e frequentamos desde crianças! Vamos fazer grandes shows por aqui!”, destaca Corina.

No show desta sexta, o destaque fica por conta do convidado especial, que possui potência e timbre vocal muito semelhantes aos de Nelson Gonçalves. A semelhança da voz de Paulo Godoy com a do homenageado é tanta que, na internet, o vídeo em que o Choro das 3 e Paulo executam “Naquela mesa” atingiu mais de quatro milhões de visualizações e milhares de compartilhamento.

Leia mais  Sucessora de Costa na presidência do GPACI fala sobre próximos passos

A repercussão até rendeu aos músicos um suposto parentesco com Gonçalves: Paulo, seria o filho; e Corina, Lia e Elisa, as netas. “Não é verdade, mas não deixa de ser uma grande honra a atribuição de um parentesco com alguém tão ilustre e tão importante para a música brasileira, não é?”, aponta a flautista Corina.

Ao lado das “meninas do choro”, Paulo solta a voz em sucessos como “A volta do boêmio” (título que dá nome ao show); “Fica comigo esta noite” e “Ave Maria no morro”, mostrando o quanto Gonçalves continua vivo na memória dos brasileiros como um dos maiores cantores dos últimos tempos. O artista, que morreu há 20 anos e era dono de uma voz poderosa e inesquecível, foi ídolo do rádio nos anos 1940 e 1950, e o segundo maior vendedor de discos no Brasil, com mais de 80 milhões de cópias, perdendo apenas para Roberto Carlos.

Leia mais  Irmãs sorocabanas vencem reality show de confeitaria

Com 16 anos de existência, o grupo já soma 11 CDs gravados (um deles é um solo de piano, de autoria de Elisa) e desde 2011 seu trabalho é apresentado em turnês anuais pela Europa e Estados Unidos. Em 2020 o grupo inicia a divulgação do novo CD “Olho de boi”, ainda inédito no Brasil e que foi apresentado na última turnê na Europa e nos Estados Unidos.

Os ingressos para a apresentação desta sexta-feira (6) serão distribuídos com uma hora de antecedência na portaria do Sesi (rua Duque de Caxias, 494, Mangal).

Em Itu

Já no domingo, o Choro das 3 se apresenta às 18h, em Itu, nas comemorações de aniversário do Museu da Energia, um imponente sobrado da rua Paula Souza, construído no século 19, que recebe a exposição “Rodas e trilhos: eletricidade nos transportes”. No repertório estarão composições inéditas e choros consagrados. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos pelo site www.museudaenergia.org.br. (Felipe Shikama)

Comentários