Buscar no Cruzeiro

Buscar

Choro das 3 apresenta tributo a Nelson Gonçalves em Sorocaba

05 de Dezembro de 2019 às 23:33

Choro das 3 em tributo a Nelson Gonçalves O Choro das 3, formado pelas irmãs Corina (flauta), Elisa (bandolim e clarinete), Lia (violão 7 cordas) e pelo pai Eduardo (pandeiro), acaba de retornar de uma turnê pela Europa e EUA. Crédito da foto: Divulgação

Após turnê de seis meses pelos Estados Unidos e Europa, o grupo Choro das 3, de Porto Feliz, reencontra o público de sua região nesta sexta-feira (6), às 20h, no Sesi Sorocaba, no show “A volta do boêmio”, que rende homenagem a Nelson Gonçalves, que completaria 100 anos em 2019. A apresentação terá participação especial do cantor sorocabano Paulo Godoy e tem entrada gratuita.

O Choro das 3 é formado pelas irmãs Corina (flauta), Elisa (bandolim e clarinete), Lia (violão 7 cordas) e pelo pai Eduardo (pandeiro). O quarteto considera especial o retorno ao País, para apresentações na região onde o grupo mantém fortes ligações profissionais e afetivas. “Estamos em casa. São duas cidades que amamos e frequentamos desde crianças! Vamos fazer grandes shows por aqui!”, destaca Corina.

No show desta sexta, o destaque fica por conta do convidado especial, que possui potência e timbre vocal muito semelhantes aos de Nelson Gonçalves. A semelhança da voz de Paulo Godoy com a do homenageado é tanta que, na internet, o vídeo em que o Choro das 3 e Paulo executam “Naquela mesa” atingiu mais de quatro milhões de visualizações e milhares de compartilhamento.

A repercussão até rendeu aos músicos um suposto parentesco com Gonçalves: Paulo, seria o filho; e Corina, Lia e Elisa, as netas. “Não é verdade, mas não deixa de ser uma grande honra a atribuição de um parentesco com alguém tão ilustre e tão importante para a música brasileira, não é?”, aponta a flautista Corina.

Ao lado das “meninas do choro”, Paulo solta a voz em sucessos como “A volta do boêmio” (título que dá nome ao show); “Fica comigo esta noite” e “Ave Maria no morro”, mostrando o quanto Gonçalves continua vivo na memória dos brasileiros como um dos maiores cantores dos últimos tempos. O artista, que morreu há 20 anos e era dono de uma voz poderosa e inesquecível, foi ídolo do rádio nos anos 1940 e 1950, e o segundo maior vendedor de discos no Brasil, com mais de 80 milhões de cópias, perdendo apenas para Roberto Carlos.

Com 16 anos de existência, o grupo já soma 11 CDs gravados (um deles é um solo de piano, de autoria de Elisa) e desde 2011 seu trabalho é apresentado em turnês anuais pela Europa e Estados Unidos. Em 2020 o grupo inicia a divulgação do novo CD “Olho de boi”, ainda inédito no Brasil e que foi apresentado na última turnê na Europa e nos Estados Unidos.

Os ingressos para a apresentação desta sexta-feira (6) serão distribuídos com uma hora de antecedência na portaria do Sesi (rua Duque de Caxias, 494, Mangal).

Em Itu

Já no domingo, o Choro das 3 se apresenta às 18h, em Itu, nas comemorações de aniversário do Museu da Energia, um imponente sobrado da rua Paula Souza, construído no século 19, que recebe a exposição “Rodas e trilhos: eletricidade nos transportes”. No repertório estarão composições inéditas e choros consagrados. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos pelo site www.museudaenergia.org.br. (Felipe Shikama)