Buscar no Cruzeiro

Buscar

CEU das Artes tem oficinas gratuitas com a cultura afro-brasileira

24 de Março de 2019 às 00:01

Começa na próxima quarta-feira, dia 27, o projeto “Toca esse Afoxé”, com o Grupo Aiyê, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, que fica no Parque das Laranjeiras. Serão oferecidas oficinas gratuitas de canto, dança e toque do Afoxé, sempre às quartas-feiras, das 18h às 21h.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o objetivo da ação é promover a cultura afro-brasileira na cidade de uma forma gratuita, contribuindo para a valorização da identidade negra e revelando talentos. As oficinas de canto apresentarão aos participantes o repertório de cantigas de Afoxés do sudeste e nordeste do Brasil. As aulas de dança farão referências aos Orixás. Já as oficinas de percussão serão voltadas para instrumentos tocados no Afoxé, como o agogô, atabaque, xequerê. As aulas serão ministradas por Guilherme Torquato, Vanessa Soares e Renata Rocha Ferraz. “Esse é um projeto sociocultural, que por meio de oficinas dança, canto e toque, baseado nos afoxés, que são cortejos de rua e tem total ligação com a cultura afro-brasileira e filosofia africana de terreiro, possam levar de fato essa questão da identidade às pessoas desde criança”, explica Renata.

As atividades do projeto serão abertas a pessoas de todas as idades. No total estão sendo oferecidas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas na biblioteca do CEU das Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (15) 99675.1695 ou pelo e-mail [email protected]. O CEU das Artes fica na rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)