Buscar no Cruzeiro

Buscar

Celso Lara inaugura a exposição 'Arquétipo' neste sábado (9)

09 de Março de 2019 às 04:31

Celso Lara apresenta a mostra ‘Arquétipo’ Celso Lara inicia suas criações no nanquim a partir de figuras geométricas - Foto: Reprodução

Rastros da incansável busca pelo estilo próprio e de estética única são registrados em formas geométricas -- e milhares de riscos de tinta nanquim -- na exposição “Arquétipo: construindo uma identidade”, do artista sorocabano Celso Lara, que será aberta neste sábado (9), das 16h às 19h, na Fernanda Monteiro Galeria.

A mostra, que inaugura a agenda de exposições de 2019 da galeria, traz a público um conjunto de 20 desenhos originais sobre papel no tamanho A2, com curadoria da artista visual Fernanda Monteiro, divididos em três séries: “Bonecas”, “Máscaras” e “Alomorfia”.

O espaço também reúne várias gravuras fine art em tamanhos diversos produzidos pelo artista, que ficarão a disposição do público para apreciação ou compra durante todo o período da mostra. A exposição fica em cartaz até 26 de abril, com entrada gratuita.

Arquiteto por formação, Celso Lara, 58 anos, conta que se expressa por meio do desenhos desde criança -- os primeiros rabiscos de lápis de cor eram grafados nas paredes antes mesmo de aprender a falar ou a escrever as primeiras sílabas. Além de projetar casas de alto padrão, ele possui formação em moda e foi um dos pioneiros no design de calçados no Brasil.

No entanto, afirma que há três anos tomou a decisão de se afastar temporariamente das pranchetas do escritório de arquitetura para iniciar uma imersão artística com dedicação exclusiva e disciplina rigorosa. Durante este período, ele passou a frequentar diariamente coworkings, como são chamados os escritórios compartilhados, onde desenhava tudo aquilo que lhe cabia em sua imaginação. “Eu entrava às 9h30 e saia às 4 horas da tarde. Como eu consigo produzir mais na hora do almoço, muitas vezes ficava sem almoçar”.

[irp posts="22631" ]

 

Os desenhos, relata Lara, nascem sempre a partir de um metódico processo que começa quadriculando o papel, mas que ganha formas surpreendentes ao sabor do acaso. “As imagens vão surgindo por elas. Eu não planejo muito. Vou trabalhando com formas geométricas e enxergando mãos, rostos, corpos, conchas, gatos... tudo à lápis e só no final eu passo nanquim em tudo”, detalha.

Segundo ele, diferentemente do solitário ateliê, o coworking tem boa circulação de frequentadores, o que favorece a troca de ideias com pessoas diferentes e observação de objetos e cenas do cotidiano. “Gosto de barulhos, de interferência, de produzir no meio de gente, de espalhar os desenhos na mesa e trocar ideia com as pessoas. Isso me inspira”, revela.

Durante esse período de imersão artística à procura de seu estilo próprio, foram feitos centenas de desenhos, alguns deles, que levaram 24 horas para serem concluídos. “É uma busca, mas que não termina nunca. Então cada desenho não deixa de ser um exercício”, complementa.

Convocatória

Celso Lara apresenta a mostra ‘Arquétipo’ Estão expostos 20 desenhos feitos com nanquim sobre papel do tamanho A2 - Foto: Reprodução

Além de marcar o início das atividades da galeria para este ano, a exposição “Arquétipo: construindo uma identidade” é um dos projetos selecionados através de uma Convocatória para Artistas, realizada em meados de agosto do ano passado, ocasião em que o espaço abriu pela primeira vez a possibilidade de apresentação de portfólios e projetos de artistas interessados em expor no espaço que ainda não tinham participado de qualquer evento ou mostra no local.

A galeria, que conta com um time formado atualmente por 11 artistas com perfil em sua plataforma virtual (www.fernandamonteiroarte.com), selecionava até então trabalhos de artistas convidados pessoalmente pela gestora e proprietária do local, Fernanda Monteiro. Ela conta que a convocatória permitiu uma aproximação de artistas que ainda não tinham tido a oportunidade de apresentar sua produção e gostariam de expor no local.

“Dentre os projetos e portfólios apresentados foram selecionados três, todos de artistas que mantém vínculo com a cidade de Sorocaba ou região”, diz Fernanda. As mostras, detalha, serão realizadas ao longo deste ano de forma independente, em uma parceria entre artistas e Galeria.

Café Tertúlia

No último sábado de março, das 10 às 12h, será realizada mais uma edição do Café Tertúlia, com a participação de Celso Lara, Fernanda Monteiro e artistas convidados. Ação educativa da galeria, o Café Tertúlia é voltado ao público que deseja conhecer mais sobre o artista e sua produção, oferecendo aos interessados uma interlocução direta com o artista em um momento pós abertura da exposição. A atividade é gratuita, de iniciativa do Núcleo de Formação da galeria, e conta com 15 vagas. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo mail [email protected] ou pelo telefone (15) 3222-0701.

Serviço

“Arquétipo: construindo uma identidade”, de Celso Lara

Abertura neste sábado (9), das 16h às 19h

Segue até 26 de abril

Fernanda Monteiro Galeria (rua Gustavo Teixeira, 600, Mangal)

De terças a quintas, das 15h às 19h, e sextas-feiras das 15h às 18h

Entrada gratuita

Galeria

Confira a galeria de fotos