Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa do Ritmo faz live sobre mundo da percussão nesta segunda-feira

21 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Casa do Ritmo faz live sobre percussão Luciana Bortoline e Barba Marques, da Casa do Ritmo. Crédito da foto: Divulgação

Ritmo, percussão e a conexão dos tambores com a natureza serão alguns dos conceitos explorados na live “Olá, Nós Somos a Casa do Ritmo”, que será transmitida gratuitamente nesta segunda-feira (22), às 20h, no canal “Casa do Ritmo Oficial”, do Youtube.

A live será conduzida pelo percussionista e pesquisador Barba Marques, fundador da Casa do Ritmo, coletivo que tem como base pesquisa e propagação de culturas populares por meio da música. A atividade é realizada com recursos do auxílio emergencial (Lei Aldir Blanc), por meio de edital da Diretoria de Cultura de Araçoiaba da Serra. Além de Barba, que assina a apresentação e trilha sonora, a live tem direção edição e participação de Luciana Bortoline.

Com duração de aproximadamente 60 minutos, a live convidará os internautas a realizar um passeio virtual pelo espaço que atualmente abriga a Casa do Ritmo, uma chácara em Araçoiaba onde o coletivo realiza os seus encontros. “A nossa ideia é chamar as pessoas para um primeiro mergulho no universo da percussão”, convida Luciana.

Além de falar sobre conceitos musicais como ritmo, Barba abordará ideias e possibilidades de fazer percussão corporal e os diferentes tipos de instrumentos percussivos e em quais manifestações da cultura popular brasileira eles são usados.

História

A Casa do Ritmo, foi fundada em 2010, em Sorocaba, e por conta de suas atividades culturais, recebeu o Selo “Ponto de Cultura” do Ministério da Cultura no ano de 2018.

O coletivo trabalha continuamente em projetos sócio-culturais e educativos com base em cultura popular brasileira de matrizes africana e indígena. Segundo Barba, as atividades visam ao atendimento à comunidade local, com aulas de percussão, sarau de artes e festas de cultura popular.

O coletivo também mantém o projeto “Orquestra Rural”, com encontros semanais nos quais são oferecidas oficinas de percussão em grupo, através do sistema “Pague Quanto Puder”, atraindo o público para conhecer e vivenciar os saberes da cultura popular. Em virtude da pandemia de Covid-19, a Casa do Ritmo oferece aulas percussão on-line. (Felipe Shikama)