Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa de Portinari tem mostras culturais on-line e gratuitas

08 de Abril de 2020 às 00:01

Casa de Portinari tem mostras culturais on-line e gratuitas A mostra “Pôr do sol de Brodowski” é uma das que podem ser vistas pela internet, sem precisar sair de casa. Crédito da foto: Reprodução

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, oferece uma série de atividades de forma on-line e gratuita para o público. Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari é o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.

Dentre elas estão jogos educativos virtuais como da memória, quebra-cabeça e caça-palavras com o tema da Capela da Nonna, local construído por Candido Portinari para sua avó. Outra atividade é o “Brinque de desenhar”, na qual o internauta pode pintar e descobrir mais sobre a arte e sua história, além de apreciar obras de pintores como Van Gogh, Renoir e Monet.

Outro recurso disponível é o de exposições virtuais, que disponibiliza mostras com fotos e vídeos sobre temas como o “Pôr do sol de Brodowski”, obras da “Galeria a céu aberto”, “Estação Brodowski: patrimônio histórico” e muitos outros.

Já o “Poéticas da memória” reúne depoimentos de pessoas que fizeram parte do convívio da família Portinari e de seu mais ilustre membro, moradores de Brodowski que guardam memórias da formação da cidade, seus costumes, tradições, problemas sociais, fauna, flora, entre outros.

O principal destaque é a visita virtual pelo Museu Casa de Portinari. Por um tour 360°, o interessado explora o ateliê do artista, a sala com os objetos utilizados pela família, os quartos, a cozinha, o jardim, a capela e, também, aprecia os afrescos que permeiam as paredes de todo o equipamento.

Todo esse conteúdo está disponível no site www.museucasadeportinari.org.br. (Da Redação)