Buscar no Cruzeiro

Buscar

CarnaRap chega à 3ª edição e ocupa a praça Frei Baraúna

22 de Fevereiro de 2020 às 00:01

CarnaRap chega à 3ª edição e ocupa a praça Frei Baraúna O grupo de rap Sujeira Urbana é uma das atrações do evento de amanhã. Crédito da foto: Divulgação

Um total de 40 grupos de rap de Sorocaba e demais cidades da Região Metropolitana são esperados neste domingo (23), das 16h às 22h, na Praça Frei Baraúna, na terceira edição do CarnaRap. O evento gratuito é realizado pela produtora e gravadora VS Vagabundo Social.

Desta vez, a atividade conta com apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e incrementa a programação do Carnaval 2020 da Prefeitura de Sorocaba, como alternativa para quem não curte sambas ou marchinhas.

De acordo com o produtor e mestre de cerimônias Marcelo Silva, o Spok, o evento de seis horas de duração dará vazão à boa parte dos materiais de rap que tem sido produzidos na região de Sorocaba. “É uma forma de mapear e integrar a cena rap na nossa região. Tem muita gente nova aparecendo”, comenta.

[irp posts="218966" ]

 

O rap, iniciais de “rhythm and poetry”-- palavra em inglês que significa ritmo e poesia -- é faz parte do hip hop, movimento cultural nascido no final da década de 1960 nas ruas do Bronx, bairro de população majoritariamente negra e hispânica de Nova York, juntamente com o grafite (artes visuais) e o break (dança). Representado pelo MC (mestre de cerimônia), sob as batidas do DJ (disk-jóquei), o rap é reconhecido como elemento com mais visibilidade e força dentro do movimento, já que é literalmente capaz de dar “poder de voz” ao artista, com rimas que retratam narrativas reais e simbólicas de resistência.

Spok afirma que a estimativa do evento é atrair cerca de 500 pessoas. O CarnaRap, que teve a primeira edição em 2018 no Clube 28 de Setembro e ano passado já ocorreu na Frei Baraúna, é inspirado na BeatLoko, primeiro bloco de rap do Carnaval que sai às ruas da capital paulista ao som de grandes nomes do rap como 2Pac e Racionais MCs. “A nossa ideia é, já no próximo Carnaval, fazer um evento itinerante, saindo do Mercado Municipal até a Frei Baraúna”, revela Spok. Dentre as dezenas de grupos confirmados estão Reforço Periférico e Sujeira Urbana, que fazem parte do selo da VS Vagabundo Social, também responsável pela curadoria do festival. (Felipe Shikama)