Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carlos Simioni ministrará a oficina ‘A presença do ator’

16 de Abril de 2019 às 22:31

Carlos Simioni ministrará a oficina ‘A presença do ator’ Hamilton Sbrana e o pesquisador Carlos Simioni. Crédito da foto: Divulgação

“A presença do ator” será o tema da oficina que o ator e pesquisador Carlos Simioni, do renomado Grupo Lume Teatro da Unicamp, ministrará entre os dias 22 e 25 de abril, sempre às 19h, no Parque dos Espanhóis e no Barracão Cultural. A atividade gratuita faz parte do projeto “Gavetas do corpo”, do ator e diretor teatral Hamilton Sbrana, contemplado no edital 2018 da Lei de Inventivo à Cultura de Sorocaba (Linc).

Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição, que deve ser feita em contato com o e-mail [email protected], com carta de interesse, RG e telefone.

Na oficina, Carlos Simioni abordará suas pesquisas desenvolvidas no Lume como a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior e a estrutura física da voz. Serão trabalhados aspectos como a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos pelo Lume durante décadas de pesquisa teatral. “É uma honra para Sorocaba receber uma oficina do grupo Lume”, comenta Sbrana. Antes da oficina, o projeto “Gavetas do corpo” ofereceu como contrapartida ao projeto da Linc uma atividade gratuita de voz direcionada ao ator ministrada pela cantora e fonoaudióloga Karen Souza. O espetáculo “Gavetas do corpo” estreia dia 26 no Teatro Municipal Teotônio Vilela.

O Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) é um coletivo de sete atores, que se tornou referência internacional para artistas e pesquisadores no redimensionamento técnico e ético do ofício de ator. Ao longo de quase 30 anos, tornou-se conhecido em mais de 26 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística mundial. Criou mais de 20 espetáculos e mantém 14 em repertório, com os quais atinge públicos diversos de maneiras não-convencionais. Com sede em Barão Geraldo, Distrito de Campinas, o grupo difunde sua arte e metodologia por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro. (Da Redação)