Buscar no Cruzeiro

Buscar

Capitão João Brotas lança seu novo livro de crônicas

07 de Novembro de 2019 às 22:40

Capitão João Brotas lança seu novo livro de crônicas A obra é o quarto livro do escritor sorocabano, de 67 anos, atual presidente do Gabinete de Leitura. Crédito da foto: Emidio Marques (5/11/2019)

Uma compilação de 28 crônicas que versam sobre o prazer da escrita e a importância da informação e a reflexão integra o livro “Escrever é um prazer”, do capitão João Brotas, que será lançado sábado (9), às 20h, no Gabinete de Leitura Sorocabano (praça Cel. Fernando Prestes, 21, Centro). A entrada é gratuita e os exemplares estarão à venda pelo valor de R$ 30. Posteriormente, continuarão a ser vendidos no local.

[irp posts="186777" ]

 

A obra é o quarto livro do escritor sorocabano, de 67 anos, atual presidente do Gabinete de Leitura e diretor de relações públicas do Núcleo de Pesquisas Psíquicas (Nupep). “Escrever e publicar os escritos, por meio de livros, jornais, revistas, ou ainda postá-los na internet é prazeroso e nos traz muita paz.

Mas, mais importante do que simplesmente escrever, é saber qual a mensagem que queremos passar àquele leitor que vai nos prestigiar”, pontua o autor. “O que eu escrevo vai além do mero prazer: redijo textos simples, falando do cotidiano, para que todos os leitores possam compreendê-los, analisá-los e refletir sobre eles”, complementa o autor.

Com 74 páginas, o livro publicado pela Haikai Editora tem prefácio de Edgar Steffen. Em seu texto, o médico pediatra, escritor e colunista do jornal Cruzeiro do Sul cita a famosa, e irônica, frase do poeta chileno Pablo Neruda: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio coloca ideias”.

E completa: “‘Escrever é um prazer’ chancela o ditame. Entre a inicial maiúscula e o ponto final, o leitor encontrará boas ideias e bom juízo de valores. Também muito prazer”, defende.

Sobre o autor

João Francisco R. Brotas é natural de Sorocaba e nasceu em 29 de setembro de 1952. Tem uma trajetória militar de 37 anos no Exército Brasileiro. Após a sua transferência para a reserva remunerada, passou a dedicar-se mais às atividades culturais e literárias, escrevendo crônicas para diversos veículos de comunicação.

Seu primeiro livro publicado foi “Crônicas do capitão”, em 2013, e o segundo “Convite à reflexão -- relatos e crônicas”, em 2015, ambos pela editora Ottoni, de Itu. Em 2017 publicou seu terceiro livro intitulado “Simplesmente crônicas”, pela Gráfica e Editora Cidade. É membro efetivo da Academia Votorantinense de Letras, Artes e Histórias. (Da Redação)