Mudanças entre jornalismo e entretenimento devem ser mais naturais

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Sergio Chapelin.

Na TV do passado, muito por força das necessidades, não era tão intransigente como agora a linha divisória do jornalismo e entretenimento. O vai e vem era sempre comum, entre muitos casos e alguns imprevistos, por exemplo, o do Arley Pereira: ele estava pronto para o júri do Flávio Cavalcanti, vestido e maquiado, quando foi colocado às pressas na bancada do jornal que antecedia o programa.

Situação de emergência. Os titulares Íris Letieri e Fausto Rocha, trancados no elevador do prédio ao lado da Tupi, não tinham como chegar e alguém tinha que apresentar no lugar deles. Foi o Arley.

Tudo bem, não fossem alguns pormenores. E nem tanto pelo paletó branco lustroso, gravata borboleta e o cravo vermelho na gola. O problema é que o Arley era um pouco gago. Está certo. Foi um improviso. Mas essas trocas podem acontecer mais naturalmente, sem as tantas restrições que foram criadas.

Outra situação a do Sérgio Chapelin: saiu da Globo, foi para o SBT apresentar o “Show sem Limite” e, como não deu muito certo, voltou para o “Jornal Nacional” ao lado do Cid Moreira. Tudo como se nada tivesse acontecido ou sem tantos cavalos de batalha.

Em particular

Fernanda Gentil observou essa mudança, no caso dela do esporte para o entretenimento. Lamenta-se apenas que essa passagem não aconteceu no momento certo, depois da elaboração de um projeto mais apropriado. Foi sem planejamento algum. Que isso ainda venha a acontecer. É uma profissional de valor.

Tem outro

Vamos supor que o Tiago Leifert resolva, em breve, voltar para a televisão e, como ele mesmo já falou, trabalhar com esporte novamente. Será que a Globo não vai aceitar, porque ele foi apresentador do “BBB” ou “The Voice”? Precisa acabar com isso. O que vale é a capacidade de cada um. Chama atenção a dificuldade de superar alguns atrasos.

Inevitável

A nova programação da CNN Brasil, lançada recentemente, poderá sofrer ajustes em breve. Alguns dos seus conteúdos não estão respondendo positivamente e devem ser rifados.

Por exemplo

O “Correspondente Médico”, quadro do jornal “Novo Dia”, é um desses casos. Está sob análise. Ou acaba ou sofrerá modificações. A apresentação é do dr. Fernando Gomes, que era do “Encontro”, da Fátima Bernardes.

Olha o particular

Na maioria das vezes, até se atingir determinado objetivo é preciso passar por muitas. Caso da Débora Sartori (foto), a Bília da série “Reis”. Antes de chegar a atriz, ela trabalhou com serviços de limpeza, empresas de telemarketing e animou festas infantis. É o seu primeiro trabalho bíblico na Record.

Vida da Marta

A vida da jogadora de futebol, Marta, brasileira, muitas vezes melhor do mundo, vai virar filme pela Conspiração Filmes. Direção de Andrucha Waddington.

Debaixo do pano

Na Globo ninguém está autorizado a falar, mas já é certo que imediatamente após o “BBB”, Arthur Aguiar será convidado para uma das próximas novelas. Independentemente do resultado. A ordem é não deixar essa bola pingando.

Bate Rebate

. Na Rede TV! a ordem de agora é trabalhar sem pressa. Não pular etapas...

. ... Daí as transferências das estreias para o próximo mês...

. ... Mas, por enquanto, só as da manhã foram definidas para 2 de maio...

. ... As outras ainda terão que esperar. Quanto ao novo “TV Fama”, corre o risco de continuar como velho mesmo.

. A segunda temporada de “Desalma” estreia na quinta-feira que vem no Globoplay...

. ... Fábio Assunção será uma das novidades do seu elenco, como o centenário Traian Troader, um dos personagens mais enigmáticos.

. A fama do Luva de Pedreiro já se espalhou entre vários boleiros europeus...

. ... Já existe até interesse, por parte de alguns, em promover a sua primeira turnê: “receba!”.

. O historiador Luiz Antônio Salles é um dos entrevistados de “Lei da Selva - A História do Jogo do Bicho”, de Pedro Asbeg...